Fatores que afetam o teor de gordura do leite

O teor de gordura no leite varia conforme o padrão racial, genética, nutrição, estágio de lactação , época do ano e manejo, sendo a nutrição o principal fator relacionado a essa variação.

 A gordura é formada na glândula mamária a partir de ácidos graxos que podem ser originados de 3 formas:  1-originários da dieta e formados pela síntese “de novo”; 2- a partir de ácidos produzidos no rúmen(principalmente o acético) e transformados em ácidos graxos; 3- mobilização de reservas corporais.

Qualquer modificação na dieta dos animais que leve a alterações no pH ruminal tem reflexo sobre a gordura do leite. Por isso é importante a relação volumoso-concentrado, qualidade da fibra e digestibilidade do amido.

Dietas ricas em carboidratos não fibrosos (que são rapidamente fermentáveis) reduzem o teor de gordura pois causam uma queda no pH ruminal(acidose).A acidose leva a uma biohidrogenação incompleta dos AG, formando um AG Intermediário (o CLA trans-10,cis-12) que reduz a síntese “de novo” na glândula mamária,diminuindo o teor de gordura. 

Deve haver um equilíbrio entre a quantidade de fibra e de carboidratos não fibrosos na dieta, visando a saúde ruminal. Para isso, é importante a qualidade da fibra e que ela seja fisicamente efetiva, ou seja, que  tenha um tamanho de partícula que irá estimular a mastigação e a produção de saliva, aumentando o tamponamento ruminal e evitando quadros de acidose.

O padrão racial também é um fator importante. Vacas Jersey e Gir produzem naturalmente mais gordura do que as outras raças.

 Épocas do ano com altas temperaturas levam os animais ao estresse térmico, e com isso reduzem  o consumo de matéria seca e também o teor de gordura no leite.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e siga-nos no Instagram! @dicasdazootecnista e @zootecnia_brazil.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s