Sericicultura no Brasil

A Sericicultura é a criação do bicho- da- seda para a produção de fios de seda. Os casulos (lugar onde se é retirado os fios) são obtidos através das mariposas que levam o nome de Bombyx mori.

Em 2016 o Brasil se consagrou como o quinto maior produtor de seda do mundo, ficando atras somente China, Índia, Uzbequistão e Tailândia. Neste ano a sua produção foi de 2,8 mil toneladas de casulo. Do total da produção nacional, 83% vem do estado do Parana, 12% São Paulo e 5% Mato Grosso. Somos exportadores de fio de seda (ou seja a maior parte não fica no nosso pais), e os países que enviamos os nossos produtos é principalmente França, Japão e Itália.

Atualmente possuímos apenas uma empresa nacional, a BRATAC, que está no mercado a aproximadamente 70 anos. Ela fornece todo o suporte para os sericicultores, para que a produção possa ocorrer, e é ela quem vai processar e exportar o produto obtido.

A sericultura é uma ótima forma de renda extra para produtores rurais, uma vez que ocupa apenas uma parte da propriedade (galpões e plantação de amoreiras que é a fonte de alimentação das larvas do bicho da seda) e não demanda tanto tempo para a criação.

Ficou com alguma duvida? Acesse as paginas @mundozotec e @zootecniabrazil

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s