Raça caprina Saanen

A raça de caprinos Saanen tem sua origem na Suíça. Estes animais se destacam bastante devido a sua capacidade de alta produção de leite, que pode chegar aos 3 kg por dia em média, podendo alcançar os 5 kg. Devido esta aptidão são comumente utilizados em torneios leiteiros e em exposições de animais. São de porte grande. As fêmeas da raça podem pesar de 50 a 90 kg  e os machos 80 a 120kg. 

As cabras da raça são boas matrizes e conseguem desenvolver e parir de 2 a 3 cabritos. Cabras primíparas geralmente parem 1 ou 2 cabrito apenas, e quando multíparas se aplica a estimativa citada anteriormente.

Possuem pelagem de cor branca, são de boa facilidade para o manejo, são bastante curiosos e interativos, tornando-se bem dóceis quando se acostumam com o indivíduo que convive diariamente na criação.

Devido a cor de sua pelagem é recomendada a criação em confinamento (em regiões áridas e semi-áridas por exemplo).

Durante a criação da raça aspectos referentes às instalações e higiene devem ser consideradas a fim de promover a estes animais um ambiente de bem-estar. Cuidados desde varrer diariamente todo o aprisco, limpar os cochos fazendo a retirada de sobras, fornecer bastante água de boa qualidade, esporadicamente passar a vassoura de fogo ou até mesmo fazer o uso de cal, realizar vermifugação e exames de fezes, dentre outros cuidados. Tudo isto é super relevante para a criação e impulsiona bastante os bons resultados que se almeja, favorecendo também a estes animais expressarem todo o seu melhor.

No que se diz respeito a alimentação todo animal precisa estar bem nutrido para que seu metabolismo funcione como o esperado e se obtenha uma boa produção. Por se tratar de ruminantes, é imprescindível na alimentação dos caprinos (por exemplo) o fornecimento de uma boa forragem, em forma de feno ou silagem, junto com um concentrado a fim de fornecer energia e sais minerais.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s