Anestro em Bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes

O anestro compreende ao período pós parto da vaca e anterior a sua puberdade, sendo caracterizado por inatividade sexual e sem manifestações de cio.

A interrupção folicular e a ausência na apresentação de cios pode ser o resultado de uma insuficiência hormonal. Alguns fatores que reduzem a taxa de hormônios no corpo da fêmea são: alimentação, problemas sanitários (principalmente os que afetaram a gestação) e ambiente.

A deficiência nutricional atrelada com o pós parto exige muito gasto energético do animal, dessa forma a vaca não prioriza a sua eficiência reprodutiva. Esses atrasos prejudicam todo o manejo reprodutivo.

Leia também: Estresse térmico na reprodução de bovinos

O período de anestro tem sua importância na recuperação do útero (involução uterina), sendo imprescindível para haver nova concepção. Contudo, esse momento não deve se estender além do recomendado, caso isso aconteça haverá interferência no intervalo entre partos dentro da fazenda.

Os animais com complicações no puerpério tem o tempo de anestro maior: distocia, retenção de placenta, infecção uterina, cetose, hipocalcemia puerperal.

Balanço Energético Negativo

Trata-se de um fator nutricional relacionado com a baixa fertilidade das vacas. O fígado que mantém as cargas metabólicas pesadas funcionando é um exemplo de tecido afetado, a secreção hormonal sofre interferência, então esse conjunto de ações negativas resultam em acréscimo no tempo de recuperação do sistema reprodutivo.

O balanço energético negativo é um índice da diferença de energia consumida pelo animal entre a energia que este indivíduo exige no pós-parto, portanto nessa etapa o requerimento nutricional é alto.

Esse aumento na demanda nutricional é dada pela necessidade de produção de colostro, manutenção, produção de leite (destaque para as vacas de alta produção láctea), por isso quando há ausência de nutrientes a vaca perde peso, mobilização de gordura e músculo, entre outros, e esse conjunto de problemáticas atinge a reprodução.

A subnutrição desencadeia uma menor secreção pulsátil de LH pois há redução na secreção de GnRH pelo hipotálamo, dessa maneira ocorre falha na ovulação.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »