Coloração da casca: mito ou realidade?
Muitas pessoas se perguntam se há diferença entre ovos caipiras e ovos orgânicos. Frequentemente, surgem questionamentos sobre a coloração da casca. Será que o ovo de casca marrom é mais saudável que o de casca branca?
Leia também: A COR DA GEMA IMPORTA?
Na verdade, a coloração da casca não está diretamente relacionada à saúde do ovo. De fato, diferentes condições, como a nutrição fornecida às galinhas, afetam a coloração da gema e a composição nutricional do ovo. Portanto, a cor da casca não deve ser um critério decisivo para a escolha do ovo.
O sistema orgânico: como funciona?
Por outro lado, quando a criação é orgânica, as aves vivem em áreas específicas com acesso à forragem e recebem alimentação natural. Nesse sistema, a utilização de produtos químicos é estritamente proibida. Além disso, é necessário manter a criação afastada de áreas que usem pesticidas, hormônios ou antibióticos.
Consequentemente, os produtos naturais, como extratos de plantas, são comuns nesse tipo de criação. Assim, a alimentação das galinhas é livre de produtos químicos, promovendo um ambiente mais saudável.
Aspectos nutricionais e Bem-estar Animal:
No que diz respeito às características nutricionais, tanto os ovos caipiras quanto os orgânicos são opções saudáveis e bastante similares. No entanto, eles podem variar em teores de vitaminas, como A e E, e ômegas, especialmente Ômega-3.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
Além disso, a preocupação com o bem-estar animal é crucial. Galinhas criadas nesses sistemas normalmente vivem soltas, podem ciscar e têm acesso a poleiros e materiais para construir ninhos e tomar banho de areia. Portanto, esse cuidado valoriza o comportamento natural da espécie e impacta positivamente o valor dos ovos.
Coloração da casca: fatores determinantes:
Finalmente, a coloração da casca pode variar tanto em produções orgânicas quanto caipiras. A principal influência sobre a cor da casca é a raça da galinha e não o sistema de criação.
Respostas de 3
Boa noite, o texto pressupõe que exista uso de hormonios em outros sistemas de produção, o que eh uma desinformação. Também não comenta sobre a normal da ABNT de criação de ovos e frangos caipira, informação que poderia ajudar a esclarecer a agregação de valor desses sistemas.
Olá, Luis Fernando,
A ABNT regulamenta algumas normas específicas para a criação de aves caipiras; no entanto, nosso objetivo com este texto é fornecer informações mais diretas e não exclusivamente técnicas. Quanto à utilização de hormônios, em nenhum momento mencionamos sua aplicação, uma vez que esta prática não existe na produção animal. Nossa abordagem se concentra no melhoramento genético, nutrição e cuidados sanitários, visando alcançar resultados positivos.
Se precisar de mais alguma revisão ou ajuste, estou à disposição.