PROBIÓTICOS: O que são? Qual a importância?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.027 outros assinantes

Os probióticos são aditivos zootécnicos utilizados na alimentação animal. Eles são definidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como cepas de micro-organismos vivos que ajudam na recomposição da microbiota do trato digestório dos animais, contribuindo para o seu equilíbrio. 

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deste modo, adicionamos probióticos propositalmente na dieta dos animais para garantir uma boa saúde do sistema digestivo. Esses aditivos, no entanto, não são utilizados apenas para a recomposição do trato gastrointestinal, mas também para melhorar a performance produtiva.

Tipos de probióticos e como funcionam?

Existem vários tipos de probióticos utilizados na alimentação animal e sua funcionalidade pode variar. Por isso, está elencado abaixo algum dos probióticos mais utilizados e seu funcionamento.

  • Lactobacillus spp.: Ajudam a inibir o crescimento de patógenos intestinais por possuir a capacidade de fermentar lactose em ácido láctico, tornando o meio impróprio ao crescimento destes microrganismos indesejáveis. (Ex: Lactobacillus acidophilus)
  • Enterococcus spp.: Promovem a produção de imunoglobulinas e a atividade das células imunológicas, melhorando a capacidade do animal de resistir a infecções. (Ex: Enterococcus faecium)
  • Saccharomyces spp.: Melhoram a eficiência alimentar e o desempenho dos animais​ porque produzem vitaminas do complexo B e várias enzimas digestivas, como amilases, proteases e lipases, que auxiliam na digestão e na absorção de nutrientes. (Ex: Saccharomyces cerevisiae).

Vale destacar que o uso de probióticos deve ser feito em associação a uma dieta balanceada por nutricionista. Desta forma é possível garantir uma nutrição adequada e o ganho será realmente compensatório.

Outro benefício do uso de probióticos:

O uso destes aditivos tem se tornado cada vez mais popular. Isso se dá devido a sua capacidade modeladora de microbióta e esperada melhora de desempenho animal. Estes compostos estão se tornando alternativas em substituição do uso de antibióticos promotores de crescimento. Esta substituição se torna benéfica para toda a cadeia de produção animal, pois garante um alimento mais seguro e que acompanha a tendência mundial de proibição da utilização de antibióticos como promotores de crescimento. 


Variável

Período (dias)
Tratamentos
ProbióticoMonenzina
Ganho de peso/dia0-282,30 kg1,95 kg
Consumo de matéria seca0-2810,30 kg9,58 kg
Custo para ganho de 1kg de peso vivo0-284,98 kg5,42 kg
Adaptado de: RIGOBELO, E.C., et al (2014)

Neste estudo realizado por RIGOBELO e colaboradores, é levantando a diferença produtiva de animais alimentados com dietas contendo monenzina (antibiótico) e animais alimentados com dietas contendo probióticos. Pode-se perceber que os animais que tiveram probiótico adicionado à sua dieta foram superiores em Ganho de Peso que os que receberam monenzina. E, apesar de estes animais que terem consumido maior quantidade de materia seca, o custo para produção de 1kg de peso vivo foi consideravelmente menor. 

Leia também: Manipuladores de fermentação: Probióticos e Ionóforos

Por isso, o uso de aditivos probióticos é considerado uma boa opção para sistemas que desejam melhorar a eficiência produtiva. Além disso, é também uma excelente ferramenta como promotor de saúde do trato gastrointestinal.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »