A silagem é uma excelente fonte nutricional para suplementar a alimentação dos bovinos quando a pastagem está com baixa disponibilidade de forragem. Geralmente ela é ofertada para bovinos de leite e de corte.
Leia também: 3 principais fatores que influenciam a qualidade da silagem
Confira um trecho da matéria: “A silagem de milho é a principal fonte de volumoso na alimentação de rebanhos leiteiros e de bovinos de corte confinados no Brasil, representando cerca de 57% de todo o volumoso utilizado (Bernardes & Castro, 2019). A principal fonte de energia da silagem de milho está na fração de carboidratos não fibrosos presentes no amido dos grãos (Allen et al., 1997). Portanto, é crucial avaliar estratégias que aumentem a eficiência de uso desses nutrientes nas dietas de bovinos confinados. No entanto, existem características intrínsecas da planta que podem impedir a sua melhor utilização.
O ponto de colheita ideal deve ser avaliado sempre antes da colheita, buscando obter um valor de matéria seca (MS) na faixa ótima entre 30 a 35%. Ao atingir esse objetivo, teremos uma melhor compactação, partículas mais uniformes, melhor atividade microbiana que auxilia na fermentação e, posteriormente, uma melhor utilização na incorporação de dietas. “
O que é a silagem?
É um volumoso feito por meio de uma forragem verde, é produzida na ausência de ar, e conservada pela fermentação em depósitos de silos. Podendo ser feita através de forrageiras combinadas ou solitárias. O valor nutricional da silagem pode variar de acordo com a escolha dela.
Principais forragens para ensilar:
- Milho
- Sorgo
- Capim-elefante
A silagem é muito importante para a produção de bovinos, pois ela auxilia para que os animais tenham alimentação durante o ano todo.
Uma resposta
comprendo com tudo isso, tambem tenho estocado a silagem de milho em minha residencia.