Abordagem básica sobre os aminoácidos para bioquímica e nutrição

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

As proteínas são moléculas que estão envolvidas diretamente com quase todas as reações biológicas. Portanto, há uma “infinita” gama delas em diferentes formas, tamanhos e funções. As proteínas são polímeros de aminoácidos (aa). As proteínas do organismo mais simples como uma bactéria aos mais complexos mamíferos são formadas por apenas 20 aminoácidos.

Esses conjuntos de aminoácidos podem se apresentar de diferentes maneiras, alguns exemplos são: Enzimas, hormônios, anticorpos, fibras musculares, antibióticos, venenos, transportadores, etc. Dos 20 aminoácidos, o primeiro foi descoberto em 1806, a asparagina, e o último a treonina em 1938. Há outros aminoácidos além dos 20 já citados, contudo sem grande participação para nós, uma vez que não participam da construção das proteínas.

Leia também: Aprenda agora o passo a passo do Ciclo de Krebs

De forma relativa, pode-se afirmar que os aa são moléculas simples, mantendo uma base na sua construção variando a cadeia lateral (R), como pode ser visto na imagem abaixo:

aminoácidos

Os aminoácidos possuem classificações:

Os aa possuem algumas classificações que tornam mais fácil a compreesão destas moléculas e em como elas interagem entre si.

Com excessão da glicina, o carbono α dos demais é assimétrico, logo eles podem se apresentar de duas maneiras, esteroisômero L e D. Exemplo, L-Lisina ou D-Lisina. Todavia, apenas o L é encontrado nas proteínas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Um aa pode se ligar a outro através de ligações covalente também chamadas de ligações peptídicas. Eles ainda podem ser classificados em essenciais e não essenciais. De forma simplificada, os aa essenciais são aqueles que o animal não é capaz de sintetizar ou que sintetiza em poucas quantidades, sendo necessária a suplementação via alimentação. Os não essenciais não exigem suplementação, uma vez que os animais conseguem sintetizá-los através de rotas metabólicas.

Dos 20 aa, 10 são essenciais para a grande maioria das espécies. Uma forma fácil de memorizar os 10 é através do nome dessa simpática senhora, a H I L L M A FE TRI TRE VA.

Espero poder ajudar, sugestões deixem nos comentários.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »