Qualidade do leite de búfalas e seus benefícios para o produtor

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Os búfalos são animais que aparentam ter um temperamento agressivo, entretanto, apesar de sua aparência rústica, são animais de fácil manejo e até considerados dóceis por alguns autores. Com pelagem e a pele de cor preta, sendo que a cor preta percorre também nos cascos, chifres, espelho nasal e mucosas aparentes. 

Os machos possuem um peso médio de 750 kg e as fêmeas de 550 kg. As principais raças bubalinas encontradas no Brasil são: Mediterrânea, Murrah, Carabao e Jafarabadi. O norte do Brasil, mais precisamente no Pará, possui o maior rebanho de búfalos do país.

Leia também: Bubalinocultura – atividade agropecuária crescente

De acordo com o estudo de comparação do leite de vaca e de búfala realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o leite bubalino possui maiores níveis de gordura, mais cálcio, mais proteína, mais carboidratos e mais vitamina A do que o de vaca. 

NUTRIENTES DO LEITE 

Obs: Alguns fatores que podem afetar a composição do leite são: raça, alimentação, estágio de lactação e estação do ano.

Em concordância aos estudos do leite de búfala, ele possui vários benefícios para o produtor, um deles é o nível de sólidos que possue o leite bubalino, com cerca de 50% à 60%  a mais do que o de vaca, fato relevante para o produtor, já que grande parte do leite produzido no mundo é consumido de forma pulverizado, condensado ou processado em derivados, isso significa que com três litros de leite de búfala é possível fazer um queijo frescal de um quilo, sendo que com o leite de vaca seria necessário cinco a seis litros. Isso demonstra economicamente uma significativa redução do uso do leite para que assim seja utilizado uma menor quantidade de leite e com maior produção de produtos, gerando dessa forma uma otimização e aumento da produção. 

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Outro benefício em relação ao leite de búfala, é ele ser naturalmente A2A2, isso significa que esse leite possui somente a beta-caseína A2, que é uma composição com melhor digestibilidade para as pessoas, já que o leite de vaca possui a beta-caseína A1 e a beta-caseína A2, e algumas pessoas tem dificuldade para a digestão da beta-caseína A1. Algumas vacas possuem também o leite A2A2, entretanto, esse leite é um pouco mais difícil de encontrar nas vacas, isso torna o leite de búfala com maior valor agregado, devido a procura de alguns consumidores desse leite, por possuírem alguma sensibilidade a beta-caseína A1, que causa alguns desconfortos abdominais para essas pessoas. 

Dessa maneira, o leite bubalino possui um valor agregado no mercado, tanto por seus nutrientes, como pela forma que ele pode ser utilizado pelos produtores. 

Referências 

http://alimentossemmitos.com.br/leite-de-bufala-tem-mais-gordura-calcio-vitamina-a-e-proteinas-do-que-o-leite-de-vacahttps://pipoca.esalq.usp.br/sistemas/webdvcomun/arquivos/qualidade-do-leite-de-bufala-e-beneficios-a-saude.pdf

https://pipoca.esalq.usp.br/sistemas/webdvcomun/arquivos/qualidade-do-leite-de-bufala-e-beneficios-a-saude.pdf

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »