Espermograma em Bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Para obter um bom manejo reprodutivo com os rebanhos, é imprescindível que o touro tenha uma boa fertilidade. Dessa maneira, é possível avaliar o seu desempenho através do exame andrológico.

Esse exame confere diversas formas de avaliação visando analisar fatores que contribuem nos resultados da atividade reprodutiva.

Leia também: Escolha do sêmen para reprodução de bovinos

O espermograma é a última etapa do exame andrológico e tem como finalidade avaliar o sêmen do reprodutor, bem como características físicas, morfológicas e microbiológicas do ejaculado.

As características físicas avaliadas podem ser volume, aspecto, cor e pH. O volume pode variar de acordo com método usado para coletar, o aspecto pode ser resultado da concentração, mas pode indicar infecção (amarelado), ou até apontar presença de sangue (vermelho). O pH varia de 6,4 a 7,8.

Outras avaliações é quanto a motilidade (porcentagem de espermatozoides móveis), a motilidade progressiva (diz respeito a intensidade de deslocamento do espermatozoide) e o turbilhonamento (movimento percebido através de ondas ou em massa).

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

A porcentagem de espermatozoides vivos e mortos também é um dado muito importante a ser avaliado, já a concentração explica a quantidade de células no volume ejaculado.

De acordo com a morfologia, alguns defeitos que devem ser observados são: defeitos na cabeça, peça intermediária, caudas fortemente enroladas, anomalias no acrossoma, alta incidência de gota citoplasmática – algumas dessas anomalias podem ser causadas até mesmo por estresse de calor.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »