Criar animais e ter um sistema produtivo eficiente, vai muito além de desenvolver e produzir. Toda produção deve ser pensada na sustentabilidade, onde são expostos fatores sociais, econômicos e ambientais. Um exemplo disso, é o correto manejo dos dejetos dos sistemas de criação de animais confinados, onde há uma produção intensificada, com maior fornecimento de alimentação e uma maior excreção de dejetos e gases. Assim, nesse viés há a opção de usar na propriedade um biodigestor, com o objetivo de destinar de forma correta esses resíduos e de minimizar os impactos ambientais.
Primeiramente, um biodigestor é um equipamento onde são destinados os dejetos dos animais, dos quais se encontram em condições controladas e que no final desses processos geram o biogás e fertilizante orgânico. Ainda assim, em todo o sistema, ocorre fermentação por processo anaeróbico.
Sua composição varia de acordo com o resíduo usado, podendo ser ele de origem animal ou vegetal, mas normalmente é constituído por metano, gás carbônico, nitrogênio, hidrogênio e ácido sulfúrico. Ainda assim, há fatores como temperatura, ph, presença de amônia ou outras substâncias tóxicas, que podem interferir na qualidade e produção do biogás e/ou adubo.
Leia também: Tratamento de resíduos agropecuários e sua reutilização
Além disso, o biogás pode ser uma boa fonte alternativa de energia, dentro do próprio sistema produtivo, sendo usado no aquecimento, iluminação e no funcionamento de motores, por exemplo.
Agora, sobre a produção de biofertilizantes, é um adubo orgânico, que é rico em nutrientes e que devido a fermentação e transformação do material, não apresenta odores, ou seja, não há presença de moscas e também ele é livre de sementes de ervas daninhas. Por ser rico em nitrogênio, é indicado que logo após a finalização do processo seja disponibilizado às plantas com o intuito de minimizar perdas por volatilização.
O tamanho do biodigestor depende da matéria-prima (dejetos de bovinos, suínos, aves, biomassa, dentre outros), da quantidade de animais, da produção e da necessidade de energia/ adubo;
CÁLCULO DA CAPACIDADE DO BIODIGESTOR E ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO
Pros e Contras
- Produz Biogás, fonte alternativa de energia.
- Reduz custos com fertilizantes químicos.
- Os resíduos, não produzem microorganismos patógenos.
- Minimiza gastos e impactos ambientais.
- Localização, deve ser em lugar com boa incidência solar, de fácil distribuição, para minimizar custos de transporte e armazenamento.
Enfim, os biodigestores oferecem melhorias nos sistemas de produção, seja no próprio ambiente, ajudando a diminuir a proliferação de contaminantes e patógenos que possam acarretar problemas nos animais ou na reciclagem desses subprodutos, visto que ele gera redução de despesas referentes ao consumo de energia e de adubação. Deste modo é preciso e necessário ver a viabilidade econômica de instalação dele na propriedade.
REFERÊNCIAS
O Programa Nacional do Meio Ambiente
Leia mais sobre esse assunto em https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/o-uso-do-biodigestor/20020422-093602-0665
O uso do biodigestor (suinoculturaindustrial.com.br)
Infoteca-e: Biogás: fonte alternativa de energia. (embrapa.br)
CP_COEME_2015_2_15.pdf (utfpr.edu.br)
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/476075
Uma resposta