Reflexo de Flehmen em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.042 outros assinantes

Esse é um dos comportamentos notados em rebanhos bovinos quando há fêmeas com presença de cio. Apesar de comum, não se trata do principal sinal de cio já que não é unicamente observado nessa situação.

Vale ressaltar que a aceitação de monta de uma vaca é o indício de cio que se sobressai. Mas por que os animais realizam o Flehmen?

Esse evento é a elevação da cabeça e ondulação dos lábios superiores dos animais. Dessa maneira os machos conseguem notar oportunidades de acasalamento através do órgão vomeronasal.

Leia também: Escolha do sêmen para reprodução de bovinos

Esse órgão capta moléculas em suspensão conhecidas como feromônios. Essas móleculas se tratam de substâncias químicas mensageiras associadas sobretudo à sexualidade. Sua função é atrair seres da mesma espécie, permitindo interação dos individuos.

O órgão vomeronasal é um compartimento olfativo auxiliar de alguns animais. Sua principal função é aumentar a sensibilidade de quimiorrecepção nas espécies.

As fêmeas bovinas em cio urinam várias vezes ao dia em poucas quantidades e também secretam conteúdos vaginais e, nesses processos, há liberação de feromônios.

É chamado de reflexo porque é uma resposta involuntária. Um estudo em 2007 mostrou que esse ato acontece logo nas primeiras horas de cio, e depois perde a frequência. Contudo, essa é uma das forma de avaliar o interesse sexual de machos por fêmeas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »