A Papilomatose Bovina também conhecida como verruga, figueira ou verrucose é uma doença causada pelo vírus do gênero Papilomavírus, pertencente à família Papillomaviridae. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente bovinos leiteiros e sua transmissão se dá pelo contato direto entre os animais (com lesões na pele), ou pelo contato indireto através de vetores como moscas e carrapatos e por objetos contaminados como arame de cercas, brincadores, agulhas usadas, tatuadores ou no momento da ordenha.
Essa enfermidade é caracterizada pelo aparecimento de lesões sólidas (nódulos) com aparência de couve-flor e variam em número e tamanho, a coloração vai de negro a um branco acinzentado. O surgimento destes nódulos ocorre principalmente na cabeça, pescoço, úbere e abdômen, mas podem surgir por todo corpo do animal.
Leia também: Pedilúvio: Garantindo a eficiência produtiva
O tratamento inclui a retirada cirúrgica e cauterização das lesões com nitrato de prata, vacina autógena (caráter curativo) e auto-hemoterapia. Contudo, o tratamento é relativo, uma vez que a doença possui características distintas de animal para animal, ou seja, o que pode funcionar para um pode não ter efeito em outro. Apesar da dificuldade de se detectar o momento da infecção algumas medidas podem ser feitas para prevenir a papilomatose, como:
- Quando identificados os animais acometidos devem ser retirados do convívio dos demais animais e as fêmeas devem ser ordenhadas por último;
- Equipamentos de uso comum precisam ser esterilizados e desinfetados quando utilizados em animais com papilomatose;
- Não adquirir animais positivos para papilomatose;
- Realizar o controle de vetores (moscas e carrapatos).
Por se tratar de uma doença contagiosa, o rápido diagnóstico dos animais e a separação destes dos demais é fundamental devido ao alto risco de transmissão, uma vez que, as lesões causadas geram custo com tratamentos além da desvalorização destes animais na hora da venda. Dessa forma, a orientação dos produtores é essencial para rápida tomada de decisão e quando necessário o diagnóstico final e tratamento devem ser realizados por um médico veterinário.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
RENATA. Papilomatose bovina: uma doença autolimitante. Milkpoint.com.br. Disponível em: www.milkpoint.com.br
RECH, G. et al. PAPILOMATOSE BOVINA – REVISÃO DE LITERATURA. 2018.