
A tainha é um peixe de águas marinhas temperadas e tropicais, pertencente ao gênero Mugil. Entretanto, a espécie largamente encontrada no Brasil é a Mugil brasiliensis. São peixes de escama e podem chegar a mais de oito quilos e alcançar mais de um metro de comprimento. Além disso, essa espécie é utilizada na alimentação humana desde o Império Romano.
Leia Também: Cultivo de Dourado

São peixes de corpo alongado e cabeça achatada, também conhecidos como curimã, tainha-olhalvo, urichoa, tamatarana e tapuji. Além disso, sua alimentação é feita de algas, plâncton, pequenos organismos e vegetais. Outro fato importante é sua reprodução que ocorre entre agosto e outubro em locais conhecidos como estuários – transição entre o rio e o mar.

Machos e fêmeas formam grandes cardumes com o objetivo da reprodução, cada tainha pode desovar mais de cinco milhões de ovos para fecundação.
A safra da tainha
A pesca ocorre entre os meses de maio e julho, durante a migração para reprodução da espécie. No estado de Santa Catarina, em maio de 2020, foram capturadas cerca de 557 toneladas do peixe (Fonte: Fepesc).

Referências:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/tainha.html
Respostas de 2