Antes de iniciar falando das plantas tóxicas para pets, vou ressaltar duas informações que você tutor precisa saber:
– Todas as plantas citadas são tóxicas, porém, assim como em nós humanos, o organismo dos animais também varia de indivíduo para indivíduo. Ou seja, o que pode causar graves danos a um animal, poderá não causar tantos danos assim em um animal que seja mais tolerante. Dessa forma, alguns indivíduos tendem a apresentar graves sintomas, outros sintomas mais leves e outros podem chegar a não apresentar sintoma algum ao ingerir essas plantas.
– Se perceber que o animal ingeriu e apresentou algum dos sintomas (mesmo que de forma leve), o mesmo deve ser levado ao veterinário. Essa deve ser, sem dúvida alguma, a primeira atitude de primeiros socorros.
Se você tem pet e alguma dessas plantas em casa: fique atento!
Comigo-ninguém-pode:
Essa planta é a mais mencionada nos estudos, como sendo a principal causadora de intoxicação em cães e gatos. A exposição pela toxicidade em animais pets, se dá principalmente pela via oral e pode causar dor imediata, edema na língua, salivação, inflamação da mucosa oral e pode inclusive levar o animal a óbito.
Lírio:
Essa planta acomete principalmente os gatos, que são animais extremamente sensíveis aos mais variados tipos de lírios existentes. Tal sensibilidade está relacionada a insuficiência renal (principal sintoma apresentado após a ingestão de lírio) nos gatos. Todas as partes da planta são tóxicas e a ingestão de apenas uma folha pode ser fatal para os bichanos. Os sinais clínicos incluem vômito, anorexia e depressão das 2 as 6 primeiras horas.
Aloe vera:
Apesar de suas propriedades medicinais e anti-inflamatórias, essa é uma planta tóxica principalmente para os cães, e quando ingerida causa efeito laxativo e vômito. Além disso, o animal pode apresentar anorexia, alteração na cor da urina e tremores.
Avelóz/ Dedo-do-diabo/ Cega-olho:
Possui uma seiva de cor branca que irrita a pele de pets e humanos, também pode irritar a mucosa da boca e do estômago, causando vômitos e náuseas.
Então, se você tem alguma dessas plantas em casa, tente mantê-las fora do alcance dos seus pets!
Para mais assunto sobre comportamento, adestramento e nutrição de pets, siga meu insta: @zoopetnia
Respostas de 4
Aquele artigo que é obrigatório pra quem tem pets. Parabéns, muito bom.