O casqueamento em ovinos trata-se de um manejo preventivo. Dessa maneira, os desafios da atividade como podridão dos cascos, frieiras, deficiência no aprume do indivíduo e decréscimo na produtividade podem ser evitados.
Almejando controlar os problemas, é indicado aparar os cascos com intervalo de 6 semanas até 2 meses. Alguns fatores podem alterar o intervalo, como por exemplo, o terreno. Locais com presença de pedras e cascalhos no solo permitem maior desgaste dos cascos, todavia, os solos arenosos não garantem tal benfeitoria, resultando em casqueamentos mais frequentes.
Como realizar o manejo?
A contenção pode ser feita de forma com que o animal permaneça sentado, em mesa de contenção ou em bretes. Primordialmente, devem estar limpas as unhas e solas, pois a intenção é facilitar a visualização e o restante do procedimento.
Leia também: Tosquia Higiênica em Ovinos
A remoção do excesso é efetuada com tesoura de poda ou canivete, iniciando o corte na parte anterior da unha, acompanhando a coroa do casco e concluindo na parte posterior. Por fim, é realizado o nivelamento da sola e o arredondamento da coroa. O corte da parede interna e externa do casco deve garantir distribuição de peso de forma homogênea e equilibrada.
Posteriormente, o membro é desinfetado evitando a proliferação de fungos e bactérias, principalmente quando acontece lesões.
Cuidados com a nutrição
O exagero no consumo de alimentos energéticos e proteicos interferem na saúde do animal, mas não anula a necessidade do fornecimento de sal mineral. O alto teor energético com a baixa ingestão de fibras resulta em um decréscimo no funcionamento ruminal, portanto prejudica a sanidade dos cascos. As vitaminas A e E também merecem atenção, ainda mais que a finalidade desses nutrientes é a replicação celular, função imune e reparo tecidual.
Em síntese, o casqueamento tem a finalidade de promover bem estar evitando o desconforto do ovino, reduzir os problemas de cascos nas propriedades de ovinocultura e consequentemente evitar que o produtor tenha gasto com animais doentes. Uma propriedade produtiva precisa de animais sadios, então o produtor precisa realizar os manejos preventivos, são atividades simples que com certeza trazem benefícios.
Uma resposta