Escore de Condição Corporal em ovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes

O escore corporal (ECC) é uma avaliação tátil, dessa forma conclui-se qual situação nutricional o indivíduo se encontra. A ovinocultura é composta por diferentes fases, portanto o desempenho nutritivo varia conforme o período em que o animal se encontra. A oscilação no peso é normal durante o ciclo produtivo e reprodutivo.

Como realizar o escore corporal?

Essa ferramenta de avaliação é auxiliada por uma escala de números, representada do 1 até o 5. Ovinos que obtiverem índice 1 são extremamente magros, por outro lado a taxa 5 representa indivíduos altamente gordos. O manejo é manual, nesse sentido consiste em palpar a região lombar do ovino. Quem avalia o escore deve sentir o grau de muscularidade e a decomposição da gordura no local.

O potencial reprodutivo das matrizes possui relação com o escore corporal. A taxa de ovulação de ovelhas gordas ou altamente gordas (escala 4 e 5) reduz, do mesmo modo, fêmeas excessivamente magras geram cordeiros fracos e produzem pouco leite. Recomenda-se que 30 dias antes da estação e no momento de parição o escore seja 3. Ovinos destinados para o abate devem atingir o índice 4.

Em suma, essa técnica deve ser introduzida nas propriedades. É algo fácil e econômico, entretanto requer prática, que pode ser adquirida pelo hábito da aplicação do manejo.

Respostas de 2

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »