Glândula Mamaria: Você Sabe Como Ela Se Desenvolve?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Antes de mais nada, a glândula mamária é uma estrutura presente no corpo de mamíferos e são constituídas por estruturas glandulares, as quais em fêmeas são responsáveis pela síntese e armazenamento do leite, no qual é alimento para recém-nascidos da espécie. Além disso, no caso dos bovinos, essa secreção (leite) é amplamente utilizado na alimentação humana.

Fases de crescimento da glândula mamária

A glândula mamária possui duas fases diferentes de desenvolvimento: a fase onde seu crescimento é isométrico e a que seu crescimento é alométrico.

Fase isométrica de crescimento

Nesse sentido, durante a fase isométrica de crescimento, a relação desenvolvimento/crescimento da glândula mamária é a mesma do resto do corpo do animal. Esse período ocorre em dois momentos:

  1. Desde o nascimento da fêmea até os 3 meses de idade;
  2. Desde o fim da puberdade até o primeiro terço da gestação.

Fase alométrica de crescimento

Em contrapartida, na fase alométrica de crescimento a glândula mamária se desenvolve/cresce até quatro vezes mais que o resto do corpo do animal, e também ocorre em dois momentos distintos:

  1. Ocorre do terceiro mês até o início da puberdade, que ocorre entre os 9 e 11 meses de idade. Nela, ocorre rápido crescimento dos ductos (que se dá a partir da cisterna da glândula), ou seja, há alongamento e ramificação dos ductos;
  2. Durante os dois terços finais da gestação.

Leia também: Mastite Bovina

Dessa forma, na última fase, o consumo de dietas muito energéticas causa deposição de gordura no local onde poderia haver alongamento de ductos, diminuindo a capacidade produtiva da fêmea.

Assim, para não prejudicar o potencial das novilhas, algumas estratégias nutricionais podem e devem ser aplicadas. A primeira delas é a reformulação da dieta de acordo com o ganho de peso diário do animal em seu primeiro período de crescimento alométrico .

Desse modo, é de fundamental importância ter o histórico dos animais, para saber a idade de forma precisa, e não estimada e um manejo mensal de pesagem para comparar o peso do mês anterior com o peso do mês atual, gerando o GMD (ganho médio diário) individual.

E por fim, se possível separar os animais de acordo com a idade para obtenção de lotes mais homogêneos.

Referências:

Revista Leite Integral – Como a nutrição pode afetar o desenvolvimento da glândula mamária. Disponível em <https://www.revistaleiteintegral.com.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »