Antes de mais nada, a glândula mamária é uma estrutura presente no corpo de mamíferos e são constituídas por estruturas glandulares, as quais em fêmeas são responsáveis pela síntese e armazenamento do leite, no qual é alimento para recém-nascidos da espécie. Além disso, no caso dos bovinos, essa secreção (leite) é amplamente utilizado na alimentação humana.
Fases de crescimento da glândula mamária
A glândula mamária possui duas fases diferentes de desenvolvimento: a fase onde seu crescimento é isométrico e a que seu crescimento é alométrico.
Fase isométrica de crescimento
Nesse sentido, durante a fase isométrica de crescimento, a relação desenvolvimento/crescimento da glândula mamária é a mesma do resto do corpo do animal. Esse período ocorre em dois momentos:
- Desde o nascimento da fêmea até os 3 meses de idade;
- Desde o fim da puberdade até o primeiro terço da gestação.
Fase alométrica de crescimento
Em contrapartida, na fase alométrica de crescimento a glândula mamária se desenvolve/cresce até quatro vezes mais que o resto do corpo do animal, e também ocorre em dois momentos distintos:
- Ocorre do terceiro mês até o início da puberdade, que ocorre entre os 9 e 11 meses de idade. Nela, ocorre rápido crescimento dos ductos (que se dá a partir da cisterna da glândula), ou seja, há alongamento e ramificação dos ductos;
- Durante os dois terços finais da gestação.
Dessa forma, na última fase, o consumo de dietas muito energéticas causa deposição de gordura no local onde poderia haver alongamento de ductos, diminuindo a capacidade produtiva da fêmea.
Assim, para não prejudicar o potencial das novilhas, algumas estratégias nutricionais podem e devem ser aplicadas. A primeira delas é a reformulação da dieta de acordo com o ganho de peso diário do animal em seu primeiro período de crescimento alométrico .
Desse modo, é de fundamental importância ter o histórico dos animais, para saber a idade de forma precisa, e não estimada e um manejo mensal de pesagem para comparar o peso do mês anterior com o peso do mês atual, gerando o GMD (ganho médio diário) individual.
E por fim, se possível separar os animais de acordo com a idade para obtenção de lotes mais homogêneos.
Referências:
Revista Leite Integral – Como a nutrição pode afetar o desenvolvimento da glândula mamária. Disponível em <https://www.revistaleiteintegral.com.br/