Colostro para leitões recém-nascidos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é internohebert.jpg

Os leitões nascem praticamente sem imunidade devido à natureza epiteliocorial da placenta, que não permite a transferência de anticorpos para os fetos durante a gestação, e é por meio do primeiro leite produzido pelas glândulas mamárias nos primeiros dias pós-parto, o colostro, que esses animais obtêm proteção imunitária capaz de sintetizar imunoglobulinas.

Como principal fonte de energia e imunidade para os leitões recém-nascidos, o colostro possui maior porcentagem de sólidos totais e proteína que o leite maduro. Além disso, as secreções mamárias contêm outros peptídeos bioativos, como a insulina e fatores de crescimento, que são importantes para o desenvolvimento do trato gastrointestinal em ritmo acelerado. No entanto, em sua concentração possui menor porcentagem de cinzas, gordura e lactose – que aumentarão durante a transição para o leite maduro, assim como os sólidos e as proteínas tendem a diminuir a cada aleitamento sucessivo.

Além da imunidade passiva, o colostro tem a função de prover energia por meio de proteínas, gorduras e carboidratos auxiliando o metabolismo fisiológico do recém-nascido.

A quantidade do colostro ingerida nas primeiras horas de vida garante a saúde, sobrevivência e o desempenho do leitão. A não ingestão de colostro pode representar uma perda considerável de até 9% no peso corporal do leitão, além das perdas por falta de imunidade, vindo a sofrer consequências até os 25 – 30 dias de vida, quando sua própria imunidade será ativa.

Referências:

Ferreira, A. H. et al. Produção de Suínos Teoria e Prática, Brasília, 2014.

“Importância do colostro aos leitões nas primeiras horas de vida” Disponível em: <http://www.consuitec.com.br/>

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »