Ocitocina Sintética

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A ocitocina é um hormônio neuropeptídeo natural, formado por aminoácidos, cuja função é induzir contrações uterinas, ejeção e produção de leite. Sua liberação ocorre quando os animais são estimulados através do toque, no momento da ordenha, com participação ou não do bezerro. 

A glândula mamária é composta por dois tipos de tecidos: secretoras e sistemas de ductos e cisternas. O leite é produzido nas células secretoras e acumulado nos alvéolos (80 %) e nos ductos (20 %). Quando não há ação suficiente  da ocitocina, somente o leite cisternal é liberado, sendo que este só está retido devido ao músculo esfíncter do teto. Mesmo com a presença suficiente da ocitocina, sempre haverá um leite residual presente nas cisternas que são extraídos somente com o uso de Ocitocina Injetável.

Concentrações de Ocitocina No Sangue

Sem estímulo    Com estímulo
1-5 pg/ml  10-100 pg/ml
*picograma / mililitro

Três  principais fatores que influenciam o uso de ocitocina injetável:

Manejo: Quando o animal passa por uma situação de estresse, como mudança de rotina, de ambiente, o animal pode ficar alterado, ele passa a liberar além do cortisol, o hormônio da adrenalina e noradrenalina e inibindo a liberação da ocitocina.

Raça: Bovinos de origem zebuína normalmente são mais suscetíveis ao uso deste hormônio, pois possuem um temperamento mais forte e precisam de mais estímulo para liberar este hormônio, ainda mais quando não se tem a presença do bezerro.

Estágio de lactação: Quanto mais leite o animal estiver produzindo menor tempo de latência da ocitocina, entre 40-50s e  vacas no fim da lactação demoram 2-3 minutos.

O uso de ocitocina periódico aumenta seus níveis no sangue, por ser sintética ela possui maior concentração que os níveis fisiológicos, então quando seu uso é interrompido o animal possui uma maior dificuldade de descer leite, pois as células receptoras estão insensíveis.

O conhecimento a respeito de dosagens é de grande importância para que sejam evitados problemas futuros. Cerca de 0,1 ml ocitocina concentrada são o suficiente para ejeção de leite.

Sendo assim, a ocitocina injetável deve ser usada somente em casos de animais com distúrbios na síntese de ocitocina, onde há pouco ou nenhuma produção deste hormônio ou  quando as células do sistema mamário perdem a sensibilidade.

Referências:

https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/ocitocina-injetavel-durante-ordenha-solucao-ou-complicacao-205648n.aspx

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »