A intenção do enriquecimento ambiental é impulsionar o bem estar e reduzir o estresse causado nos bovinos confinados, visto que o estresse gera consequentemente um refreamento na produção, o foco dessa implantação é voltado para confinamentos principalmente pela limitação do espaço. Analisar o comportamento animal (expressão relacionado com o espaço) é um dos métodos principais de avaliação do bem estar.
O enriquecimento ambiental pode ser denominado como físico, sensorial, cognitivo, alimentar e social.
FÍSICO: consiste em deixar o recinto mais semelhante ao habitat natural por meio da inserção de objetos;
SENSORIAL: consiste em estimular os cinco sentidos dos animais;
COGNITIVO: consiste em oferecer dispositivos mecânicos – “quebra-cabeças” – para os animais manipularem;
ALIMENTAR: consiste em promover variações na alimentação dos animais;
SOCIAL: consiste na interação intraespecífica ou interespecífica que pode ser criada em um ambiente confinado;
ESCOVAS AUTOMÁTICAS: É uma ferramenta de enriquecimento ambiental física, uma alternativa que ajudar reduzir o estresse, satisfazer necessidades comportamentais, melhorar o conforto e higiene;
NEBULIZAÇÃO: A nebulização aumenta o apetite dos animais e consequentemente, no caso dos bovinos, é também aumentada a produção de leite. Assim, os recém-nascidos atingem pesos significativos na fase do desmame, o que permite que o animal se desenvolva mais rapidamente e seja capaz de se reproduzir muito mais cedo. Aspersores de grande capacidade liberam gotas de água que umedecem o corpo da vaca e absorvem o calor, melhorando o bem estar do animal. A perda de calor ocorre pelo processo de evaporação da água.
Referências:
https://www.milkpoint.com.br/
https://www.milkparts.com.br/
Uma resposta