É causada por um parasita encontrado nos glóbulos vermelhos do sangue chamado de Anaplasma marginale.
Ela é transmitida pelos animais infectados para os animais que são suscetíveis com imunidade baixa através da picada dos carrapatos, moscas e mosquitos e também pode ocorrer a transmissão através de agulhas e instrumentos infectados, ela pode ocorrer em conjunto com a piroplasmose no mesmo animal. Onde afeta com maior proporção os animais adultos. Se a vaca estiver contaminada ou se não for pré-imunizada o bezerro já nasce contaminado.
A doença têm um período de incubação que pode durar de 20 a 40 dias ou até mesmo ultrapassar três meses e seus sintomas irá variar de acordo com a idade e com a resistência do animal. Ela também produz ao animal uma elevação muito rápida da temperatura e logo depois ocorre uma queda abaixo da temperatura normal, também ocorre a aceleração do pulso e da respiração, paralisia da ruminação, perda de apetite, tremores musculares, perturbação cerebral com manifestações agressivas. O abortamento só ocorre quando a gestante não foi pré-imunizada.
Quando o animal chega na forma superaguda ocorre a morte do animal com poucas horas. Já na forma aguda podemos observar os primeiros sintomas de 1 a 3 dias. Já no caso dos animais que são curados eles adquirem a imunidade porém são portadores da doença por muitos anos podendo ser o responsável por infectar outros animais.
O que podemos observar na necropsia?
– anemia
– icterícia
– a distensão da vesícula biliar
– fígado ictérico
– sangue aquoso
– anemia nos pulmões
– gânglios entumecidos
– fezes ressecadas
Podemos tomar algumas medidas preventivas da doença como o combate dos carrapatos e moscas, e na hora de adquirir novos animais no rebanho e também são necessários cuidados aos animais que foram introduzidos depois de ser medicados e recuperados.