Coelho não é só para carne e pele!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
Fonte: Rural Pecuária

Muitas vezes acreditamos que a cunicultura se resume a três produtos: carne, pele e animais de estimação. Mas isso não é verdade! Existem muitos produtos que podem ser gerados na cunicultura, vejam alguns exemplos abaixo.

Sangue: amplamente encontrado como parte do material básico de pesquisas biomédicas relacionadas a diversas doenças que acometem as pessoas, são utilizados por exemplo na produção de meios de culturas microbiológicas (fornecendo os nutrientes necessários para desenvolvimento de microrganismos); em preparos imunológicos para detecção de antígenos ou para quantificação de reações de bloqueio antígeno-anticorpo; em preparados sorológicos; em meios de cultura para diversos tipos de células e/ou tecidos.

Cérebro: órgão de onde se extrai a matéria prima necessária para a síntese de tromboplastina, um extrato liofilizado dos fosfolipídios do cérebro, um reagente utilizado no exame de sangue capaz de detectar distúrbios relacionados à coagulação sanguínea humana, extremamente importante nos procedimentos que antecedem qualquer cirurgia. Os principais testes que utilizam as substâncias extraídas do cérebro são: o “Tempo de Protrombina” (tempo de coagulação do sangue), quantifica a presença dos fatores responsáveis por causar trombose, embolia, infarto e AVC, este teste também é utilizado para monitoramento da coagulação sanguíneas durante cirurgias cardíacas e doenças hepáticas; e o teste “Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado”, que identifica falhas dos fatores de coagulação e auxilia no diagnóstico do lúpus.

Olhos: sua anatomia e fisiologia são extremamente semelhantes aos olhos humanos, possibilitando aos diversos cursos da área da saúde um ótimo modelo experimental para o aprendizado da anatomia e/ou cirurgias oftalmológicas por exemplo. Esta semelhança com os olhos e córneas humanas não é observada em nenhuma outra espécie animal. 

Urina: o almíscar, uma substância de odor forte, obtido através da urina do coelho, é utilizada na indústria dos cosméticos, mais especificamente na produção de perfumes, como fixador do aroma.

Referências:

https://www.coelhoreal.com.br/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »