Cruzamento Industrial de Bovinos de corte

O objetivo do cruzamento industrial é ter uma combinação entre raças de subespécies distintas (Zebuína e Taurina). As características das raças selecionadas devem se completar e como consequência atingir a heterose.

Um dos principais fatores que gera investimento nessa área é o aumento da lucratividade através da potencialização da produtividade – de modo a atender, precoce e efetivamente, a exigente demanda do mercado, visto que neste gênero de cruzamento há uma grande flexibilidade de raças e produtos derivados para atender todos os consumidores. Além disso, o manejo resulta em animais com características produtivas superiores à de seus pais, pois os progenitores devem ser animais puros, de raças distintas. Por exemplo, alguns produtores rurais vêm apostando no cruzamento: Angus x Nelore; pois suas características originam animais com puberdade precoce e maior ganho de peso.

O cruzamento industrial pode ser classificado em:
Rotacionado (retrocruzamento): As fêmeas oriundas do cruzamento entre duas raças distintas (F1), são destinadas a cruzar com indivíduos de uma das raças de seus genitores.
Rotacionado-terminal: Após o cruzamento entre duas raças também distintas, as fêmeas oriundas desta prole devem ser utilizadas em um novo cruzamento com uma terceira raça. Desta maneira os indivíduos descendentes agregam características de 3 raças, estes são destinados ao abate.
Terminal: Cruzamento entre duas raças no qual os descendentes são destinados ao abate.

Portanto o cruzamento industrial é um recurso que não preza pela pureza do produto, mas que qualifica a produção, potencializando as características individuais de cada raça. É importante ressaltar que o retorno sobre o investimento não é imediato, porém o método é efetivo e lucrativo a longo prazo.

Referências:

Cruzamento Industrial: um mundo de possibilidades lucrativas


https://www.beefpoint.com.br/cruzamento-industrial-para-producao-de-carne-5177/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s