O profissional de Zootecnia, também chamado de Zootecnista, trabalha em prol do bem-estar dos animais, cuidando do peso, da alimentação, da reprodução e do melhoramento genético, além de atuar no aumento da produtividade de derivados de origem animal, como leite e ovos, por exemplo. Mesmo na hora do abate, é dever do Zootecnista procurar formas que minimizem o sofrimento do animal, mas que também não prejudique a qualidade da carne.
Coordena a criação e nutrição de rebanhos bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos e também de animais silvestres e muitas outras espécies, assim como faz a gestão e o planejamento agropecuário, o que inclui aspectos técnicos, como o projeto de pastagens.
Se focar na área de nutrição, pesquisará nutrientes, formulará e acompanhará a fabricação de rações e vitaminas. Pode trabalhar também na indústria alimentícia e na produção de alimentos de origem animal ou até mesmo como autônomo, fazendo planos de manejo animal ou dando assistência a propriedades rurais.
Atenção! Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, um Zootecnista não deve ser comparado com um Médico Veterinário. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o Zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal.
Durante a graduação, o estudante de Zootecnia tem disciplinas como Nutrição Animal; Ciências do Solo e Forragicultura; Biologia e Melhoramento Genético; Criação e Preservação de Animais Silvestres e muitas outras!
Agora me conta, você tem vontade de estudar Zootecnia? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que responderemos você!
Referências:
https://guiadoestudante.abril.com.br/
https://querobolsa.com.br/revista/o-que-faz-um-profissional-de-zootecnia
https://guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/zootecnia/