A produção do bicho-da-seda

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Você sabia que a seda é um dos tecidos mais caros e sofisticados da indústria da moda?

A Sericicultura ou Sericultura é o ramo da Zootecnia destinado ao estudo e a criação do Bombyx mori, conhecido popularmente como bicho-da-seda, nas fases larvais até a de encasulamento (formação do casulo). O casulo contém o fio de seda que é o principal produto de interesse industrial.

Fonte: PandaSilk

É considerada uma das atividades agro mais antigas do mundo, surgindo há mais de 4 mil anos na China. Atualmente, a produção do fio é dominada por vários países, e no Brasil os estados que se destacam é o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Realizado em galpões conhecidos como sirgarias, o bicho-da-seda é alimentado com folhas de amoreira (Morus spp.) e vive como lagarta cerca de três semanas. O lepidóptero chega ao produtor com cerca de sete dias de vida e é criado de 19 a 20 dias, até o começo do encasulamento.

Com aproximadamente 8 centímetros, o bicho-da-seda deixa de comer as folhas e é transferido para os chamados “bosques”, suportes para que comece a tecer o fio. A seda é composta principalmente de uma substância gomosa chamada de Sericina (22 à 25%) e aminoácidos conhecido como Fibroína (62,5 à 67%) produzidas nas glândulas salivares, além também de água e sais.

Fonte: Revista Globo Rural

Os casulos com algum defeito (seja ele sujo, furado ou com formato irregular) são descartados ou usados para a produção de tecidos de menor qualidade. Já os considerados bons são cozidos em água quente para facilitar o desenrolar único do fio, que pode chegar a medir até 1,3 quilômetros (1.300 metros). Em seguida, os fios são unidos em meadas (semelhantes a novelos de lã) de 300 g e vendidos em pacotes de 3 kg, 90% dos quais são direcionados para exportação. E os principais compradores são países como Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Itália e França. Para a produção de cada quilo de fio de seda, são necessários 6,3 quilos de casulos.

Referências:

https://www.cenagrijr.com.br/

https://revistagloborural.globo.com/

https://wiki.ifsc.edu.br/

http://www.usp.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »