O mercado futuro ou contratos futuros é uma forma de derivativo, que consiste na venda e compra de contratos por meio da bolsa de valores, ou seja, você compra um contrato de venda a um certo valor, e pode vender com lucro ou prejuízo. A venda e compra desses contratos são bem parecidos com o mercado de ações, com a exceção de que commodities tem um prazo de validade, logo os contratos também possuem.
Os contratos são diversos, e podem ser financeiros, ambientais e agrícolas, porém vamos focar nos agrícolas que são as commodities, mais especificamente o boi gordo e o milho (produtos mais ligados a Zootecnia).
Qual a vantagem do produtor fazer isso? A vantagem é que, a grosso modo, o produtor garante o preço da safra que ele almeja, e ainda vende o risco que ele corre com as oscilações da saca ou arroba. E quem compra esse risco são os traders que agem na bolsa. O trader pode comprar o risco achando que vai dar tudo certo e a colheita vai ser um sucesso, ou pode comprar apostando na queda. Isso de forma resumida e simples.
Tá, mas e o zootecnista?
O zootecnista entra tanto na produção quanto na parte das operações, se um produtor é atendido por um zootecnista a volatilidade imposta a ele é reduzida, logo as pessoas irão comprar mais apostando no sucesso da safra. Do outro lado, um zootecnista está mais antenado ao movimento das principais commodities agrícolas, e sabe se vale a pena apostar na baixa ou na alta da produção, já que ele pode prever que irá ocorrer uma estiagem (através de estimativas metereológicas), e que com isso a produção de forragens é afetada, logo, a produção bovina também.
O mercado de derivativos é uma forma de investimento assim como as outras. Se você estuda e se aprofunda, diminui os riscos de perda, se entrar sem preparo poderá sair perdendo, apesar de ter citado acima o termo ” aposta “, quando se estuda você retira o mesmo e acrescenta investimento, caso contrário será apenas uma loteria.
O mercado futuro está crescendo em números de investidores a cada dia que passa, e é mais um ramo onde os Zootecnistas, agrônomos e veterinários podem atuar, com um maior aprofundamento no mercado financeiro e econômico…
Espero ter ajudado.