A dança das abelhas

As abelhas surgiram na era mesozoica, no período cretáceo. O primeiro fóssil foi encontrado a cerca de 100 milhões de anos.

Fonte: G1 / Ciência e Saúde

As primeiras abelhas foram trazidas ao Brasil em 1839, por Padre Antônio Carneiro, da espécie Apis mellifera mellifera (alemãs ou pretas). Posteriormente vieram a Apis mellifera ligustica (italiana) em 1870 e é em 1956 que surge a Apis mellifera scutellata (áfrica). Sendo assim, as abelhas africanas foram cruzadas com as abelhas europeias com o intuito de produzir raças adaptadas as condições tropicais do país, um híbrido europeu/africano.

Há 60 anos atrás, Karl Von Frisch realizou vários experimentos com a Apis mellifera e fontes artificiais de comida, descobrindo que elas podem comunicar a localização de fontes de comida distantes através de uma espécie de dança.

Após o voo em busca de alimento, a abelha retorna para sua colmeia e deve comunicar as demais a localização da flor com bastante néctar ou pólen, por exemplo. Primeiro ela precisa da atenção das outras abelhas, e como ela consegue? Subindo em cima das mesmas e vibrando seu abdômen.

Fonte: Grünter & Farina, 2009

Dependendo do eixo da dança em relação ao favo da colmeia, a abelha forrageadora indica a posição da fonte de alimento em relação ao sol. Quando o curso da dança aponta para cima do favo, significa que a flor encontrada está na mesma direção do sol e quando o curso aponta para baixo, significa que a flor se localiza na direção contrária do sol. Além deste código binário, as direções intermediárias também são compreendidas, como 50 graus à esquerda ou à direta. A duração indica a distância até a fonte de alimento, quanto mais longa a dança, mais longe está a flor. 

Referências:

https://www.blogs.unicamp.br/discutindoecologia/2009/06/danca_abelhas/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s