Nota-se atualmente que a conservação ambiental é uma grande preocupação crescente em nossa sociedade, ou seja, cada vez mais há a opção pela sustentabilidade em nosso cotidiano, em busca de conservar os recursos naturais do país e do mundo. Com isso, a Embrapa desenvolveu uma marca de carne (CCN), como um selo que pode estar presente nas embalagens de carne.
A carne carbono neutro, ou CCN, é um novo conceito de carne sustentável que está sendo produzida no Brasil, é um selo que diz respeito à produção de gado de corte, com um único diferencial, que funciona com a introdução arbórea (sistemas silvipastoril e agrossilvipastoril) obrigatória. Vale ressaltar que a marca foi desenvolvida pela Embrapa.
Seu principal objetivo é garantir que os animais que deram origem à carne tiveram menos emissão de gás entérico (gás de efeito estufa gerado na pecuária). Podendo também garantir que os animais estavam em lugares termicamente confortáveis e com alto bem-estar.
Em consequência do bem-estar animal, com a introdução de árvores junto ao pasto dos animais, foi feito um estudo na unidade da Embrapa Gado de Corte, que foi verificada uma redução na temperatura de 2 a 8 graus Celsius no sistema. Contudo, perante a sustentabilidade, esse sistema não prova perdas durante o processo.
Referências:
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/13239171/pesquisa-desenvolve-conceito-carne-carbono-neutro-para-producao-bovina
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1056155/carne-carbono-neutro-um-novo-conceito-para-carne-sustentavel-produzida-nos-tropicos
Uma resposta