Fistulação em ovinos e bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A fistulação consiste em um procedimento cirúrgico, onde é realizada uma abertura na região central, do lado esquerdo do animal, onde se localiza o rúmen. É implantado um tubo de silicone para manter o orifício vedado, porém, com acesso ao órgão. 

Esta técnica é importante para estudos de metabolismo e fisiologia do pré-estômago. Permite também, análises de amostras para estudos de microrganismos do rúmen, como bactérias e fungos. Esses estudos têm como objetivo proporcionar o desenvolvimento de estratégias nutricionais mais eficazes com soluções que permitem, por exemplo, melhor digestibilidade. 

De acordo com estudos, os animais fistulados possuem comportamentos normais, e não sentem algum incômodo ou dor, sem prejuízo no consumo do alimento. Entretanto, professores, graduandos e pós-graduandos, que conduzem experimentos com essa técnica,  relatam que, às vezes, pode ocorrer uma complicação, como o vazamento do líquido ruminal através da fístula, ocasionando desnutrição e desidratação do animal.

Vale ressaltar que qualquer experimento com animais por profissional médico veterinário após análise e aprovação da Comissão Ética no Uso de Animais (CEUA).

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »