Eng. Hélio Ormeu Ribeiro(*)
Engenharia Genética, Engenharia de Horticultura, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos e Zootecnia.
O que há de estranho na lista acima? A resposta é simples: Zootecnia ainda não está enquadrada ou designada como uma engenharia.
Mas o que é um Zootecnista senão um Engenheiro?
Engenheiro de Aquicultura por exemplo, dentre as várias funções projeta, executa e supervisiona a criação de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas, já o engenheiro de Alimentos cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal e o engenheiro de Horticultura aplica tecnologia de ponta no cultivo de frutas, legumes e plantas ornamentais, medicinais e aromáticas. Esses são apenas alguns exemplos de profissionais da engenharia que se assemelham aos Zootecnistas na produção de alimentos.
Dentre as várias atividades que o Zootecnista desempenha, está a produção de animais; gerenciamento, planejamento, administração de empreendimento do agronegócio; melhoramento genético; tecnologia alimentar; bem-estar animal e supervisão técnica, ou seja, atividades que dizem respeito um engenheiro.
Acredito que devemos seguir o bom exemplo de vários países, em especial os de língua portuguesa, como Portugal e Moçambique que enquadram esse profissional como Engenheiro.
Sim, o Zootecnista é sem dúvida um Engenheiro e creio que já passou da hora de enquadrar dessa forma, esse profissional tão necessário ao Brasil.
Florianópolis, 15 de Abril de 2020.
(*) Hélio Ormeu Ribeiro, é engenheiro mecânico a 30 anos e atualmente estuda Zootecnia na UFSC.
Respostas de 2
Com certeza, Engenharia se enquadraria muito melhor do que a simples “Zootecnia”, ao menos teria um Conselho Federal e Regional de Engenharia o que já existe e é bem consolidado e respeitado, diferente do atual “Conselho” de classe que a Zootecnia alberga, no caso o CRMV e CRMVs!!
Concordo plenamente contigo…