Qual a Importância do Zootecnista na cadeia produtiva

Anteriormente em outro post eu disse o que é Zootecnia e quais as lutas da profissão. Neste post venho ressaltar a importância dessa profissão na cadeia produtiva alimentar e de lazer no Brasil.

O Zootecnista por excelência tem um amplo conhecimento sobre a nutrição animal, manejo, genética, bem-estar, sustentabilidade ambiental e gestão. E com isso encontramos Zootecnistas atuando como nutricionista animal, pesquisador, juiz de provas, representante comercial, gerente de fazendas, projetos de preservação etc.

Portanto esse profissional é de extrema importância para o Brasil, como os demais também são, tendo espaço para todos.

Muito da proteína animal que chega na mesa do brasileiro, seja ela carne, leite, ovos ou derivados dos mesmos, tem um toque da zootecnia. Para o gado crescer e ser produtivo ele precisa estar bem nutrido, precisa ter uma boa seleção genética um manejo eficiente e estar exposto ao estresse o minimo possível.

Leia também: Rebanho bovino do Brasil

Outra área importante é a dos Pet, atualmente esse mercado gira em torno de 20 bilhões de reais no Brasil que atualmente se tornou o segundo maior mercado em faturamento no mundo.

Fonte: Euromonitor. Elaboração: Abinpet.

E por trás de um cão ou gato bem cuidado, sempre tem uma boa alimentação e produtos para enriquecimento ambiental, já que a maior concentração dos mesmos são nas grandes cidades. E para que essa ração de qualidade chegue na casa do consumidor, ela precisa ser formulada e balanceada, e com isso o Zootecnista tem conhecimento de sobra.

Outro fato importante é que os Zootecnistas tem trabalhado em pesquisas sobre o bem estar desses animais, já que um problema muito encontrado é o antropomorfismo(Tratar animais como humanos) e que por mais bonitinho que seja, não quer dizer que o animal esteja gostando.

Fonte: Aline Medeiros

O profissional da Zootecnia ainda age nas cadeias produtivas das carnes, seja de bovinos, suínos, frangos e até carnes exóticas. E o papel do mesmo nessas áreas passa pela inspeção sanitária, análise de qualidade, seleção dos animais, melhoramento dos animais para uma melhor qualidade, abate humanitário e por ai em diante.

Há pouco tempo os zootecnistas podiam ser Responsáveis Técnicos de frigoríficos, mas devido a falta de respeito do nosso próprio conselho, foi nos retirado essa atribuição sendo que somos totalmente capacitados para atuar como tal.

Veja também: Zootecnista ou Engenheiro Zootécnico.

Enfim, o Zootecnista ainda trabalha com manejo de solos, recuperação de pastagens, entre outras várias atribuições.

Vou encerrar por aqui, pois, quando se trata de área de atuação dos Zootecnistas, só um post não e suficiente, e para não ficar cansativo e melhor assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s