A nutrição é um dos fatores que mais pesa no bolso do pecuarista, e por este motivo, sempre ocorre a busca pelos alimentos alternativos para a produção bovina.
A casca de soja é um desses alimentos, e pode ser classificada como um ingrediente intermediário entre concentrado e volumoso.
Com seu preço competitivo, é uma opção para a substituição total ou parcial do milho, na alimentação de vacas leiteiras, pois ela confere energia a dieta.
É composta principalmente por fibra, e por conta disso pode contribuir para a digestão de fibras e menor risco de acidose no ambiente ruminal.
A casca de soja possui cerca de 70% FDN da matéria seca total, e cerca de 95% desse FDN tem potencial para ser aproveitado.
Os níveis de casca de soja nas dietas dependem de vários fatores como: tipo de dieta, animal , nível de concentrado e volumoso das dietas.
Para que seja uma dieta balanceada, que atenda todas as necessidades do animal, é de grande importância o acompanhamento de um técnico, que com seu conhecimento, possa prescrever uma formulação que atenda todos os requisitos.