No período de estiagem, normalmente é ofertado aos animais silagem ou fenação, de modo que sejam fornecidos alimentos que supram suas necessidades de mantença e produção. Sendo assim, a silagem de sorgo é uma boa opção para sofrer o processo de ensilagem e ser oferecida ao rebanho.
O sorgo é a 2° forragem mais usada em silagens no Brasil, possui maior tolerância ao período da seca que o milho, com boa produtividade, sendo rica em energia e tem um menor custo. Em contrapartida é sensível ao frio e tem um período de colheita menor que o do milho.
Leia também: Poucas chuvas: Alguns produtores passaram a substituir milho por milheto
Escolher corretamente a cultivar de sorgo para ser usada é necessário para garantir uma maior produção por área. Em conjunto com outros fatores, como por exemplo, o preparo e fertilização do solo, na época certa de semeadura, são indispensáveis para ter sucesso com a lavoura dessa forragem.
Considerações importantes para a silagem de sorgo
O ponto ideal de corte do sorgo para a ensilagem é determinado através da matéria seca (MS), deste modo, pode-se dizer que são os mesmos valores referentes usados para silagem de milho, ou seja, com teores de 30% a 35%, pois assim a forragem apresenta uma boa compactação e fermentação, minimizando assim as perdas na produção, perdas de nutrientes e posteriormente perdas no consumo.
Agora, para que seja possível determinar a porcentagem de MS, analisando a planta em si, deve-se colher em vários pontos da lavoura os cachos do sorgo (panícula do sorgo), pois as plantas podem apresentar variações de qualidade e amadurecimento. Em conseguinte, as plantas devem ser pressionadas, para ver se possui muita umidade ou não, o ponto certo, é quando os grãos cedem à pressão das mãos, mas sem que a umedeça.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
Agora, sobre a altura do corte, o indicado é que seja entre 15 a 25 cm do solo, pois assim, não ocorrerão riscos de ter partículas de terra no meio da silagem.
Um outro ponto importante a ser considerado é o tamanho das partículas (0,8 cm a 1,5 cm), pois ela vai influenciar na compactação e no aproveitamento do animal, seja por causa do consumo, da ruminação ou da absorção de nutrientes.
A correta compactação do material picado é imprescindível, sendo necessária que seja realizada a cada camada, ou seja, a cada carreta descarregada, deve-se fazer a compactação, pois assim, a silagem final terá uma melhor qualidade.
Por último, não menos importante, deve-se fazer a vedação com lonas, (posteriormente terra/areia, pneus) visto que, impedirá a entrada de ar e de possíveis animais indesejáveis.
Sorgo e o Tanino
O Tanino é uma substância presente em algumas cultivares de sorgo, que tem a função de dar uma maior resistência a planta, contra doenças e ataque de pássaros, no entanto, é um fator antinutricional para os monogástricos, visto que, podem causar problemas digestivos. Já para os ruminantes podem ser oferecidos sem causar nenhum prejuízo.
Enfim, o sorgo pode ser oferecido de diversas maneiras (feno, pastejo, corte, rolão e silagem), sendo que existem variedades específicas para determinado tipo. Deste modo, as cultivares ideais para a silagem de sorgo são os sorgos forrageiro/ silageiro e eles podem ser oferecidos aos animais por no mínimo 30 dias depois de processada, podendo não ser recomendada a vacas de produção acima de 22 Kg de leite/dia, por possuir menor ingestão e digestibilidade.
Referências:
Uma resposta