Antes de mais nada, é notório que alimentos concentrados são vastamente utilizados na alimentação de bovinos de leite com o propósito de atender as exigências nutricionais, bem como assegurar uma elevada produção de leite.
Nesse sentido, é necessário determinar qual fonte utilizar, visto que há diversas variedades no mercado. Aspectos como disponibilidade, custos com transporte, condicionamento e armazenagem, assim como a efetividade do alimento para os animais devem ser levados em consideração no momento da escolha.
Conceito de concentrado energético
Então, segundo VIEIRA 2011, os alimentos concentrados são diferenciados dos volumosos pelo seu teor de fibra. A definição utilizada pela maioria dos pesquisadores e técnicos é de que alimentos com teores abaixo de 18% de fibra bruta (FB) na matéria seca (MS) são classificados como concentrados (MARCONDES,et al., 2019, p.130).
Fontes de alimentos concentrados energéticos
Concentrado Energético | |
Grãos de cereais | Milho, sorgo, milheto, trigo, triticale, aveia |
Coprodutos industriais e do processamento de alimentos | Polpa cítrica, melaço, farelo de trigo, farelo de arroz, casca de soja, casca de café, coprodutos da mandioca, polpa de beterraba |
Raízes e tubérculos | Mandioca, batata-doce |
Coprodutos de frutas | Abacaxi, acerola, caju, maracujá, manga |
Milho
Atualmente, como fonte de carboidratos não fibrosos, o milho é amplamente utilizado na alimentação de bovinos de leite, sobretudo o amido. Afinal, os carboidratos não fibrosos ao serem rapidamente degradados no rúmen geram energia na forma de ácidos graxos de cadeia curta.
Leia também: Uso de DDGS na nutrição animal
Segundo PEREIRA et al., 2009 o milho é o principal concentrado energético utilizado nos sistemas de criação de vacas leiteiras no Brasil, principalmente nos mais intensivos, em que o uso de concentrado pode garantir a maximização da produção, melhorar os índices reprodutivos e, consequentemente, aumentar a lucratividade da atividade (MARCONDES, 2019).
Processamento do milho
Existem diferentes maneiras de realizar o processamento de grãos, os quais podem ser utilizados na alimentação animal como: trituração, tostagem floculagem, moagem, laminação, cozimento, ensilagem, entre outros.
Em suma, é preciso conhecer os animais que serão alimentados, bem como as exigências nutricionais que devem ser atendidas de acordo com a categoria animal.
Além disso, é necessário escolher os alimentos energéticos que irão compor a dieta e desta forma, o produtor ou nutricionista deve ajustar a fórmula para atender as reais necessidades dos animais no momento.
Referências
MARCONDES, M. I.; ROTTA, P. P.; SILVA, M. O. R. da. Cálculo de Ração e Alimentos para: Bovinos de Leiteiros. 1. ed. Viçosa-MG: UFV. v. 1. 220 p.
Respostas de 2