Além de fornecer carne e leite alguns ovinos são lanados, justamente por conta dessa fibra que esses animais são tosquiados. Por motivos mais amplos que o comércio, a razão da tosquia higiênica se resume em conforto e bem estar animal, é por meio desse manejo que o produtor protege os ovinos do calor excessivo, levando em consideração que a lã impede a redução da temperatura corporal.
Ademais, realizar a tosquia próximo das regiões genitais evita o acúmulo de resíduos, como fezes e urina. Essa concentração de dejetos atrai moscas vetores de doenças. A tosquia higiênica também é recomendada no pré – parto. A retirada da lã auxilia na locomoção, a fibra cresce continuamente e quanto mais presente mais pesada se torna, dificultando a mobilidade do animal.
Um mês antes do parto é efetuada a tosquia higiênica, os cuidados começam logo na contenção, essa imobilização auxilia no trabalho, evita traumas e perfurações. Pode ser usado a tesoura de tosquia ou a tosquiadeira elétrica, e os locais dessa remoção é na região do períneo, ao redor do rabo, região interna da coxa e do úbere. O objetivo é impedir a presença de sangue, placenta no pós parto e demais resíduos, favorece o acesso do recém nascido no úbere para mamar e evita a incidência de miíase na região vulvar. Em ovinos que a lã atrapalhe a visão é realizado o desolhe, facilitando o pastejo e contato com as crias. É recomendado que o tosquia seja feita por uma pessoa capacitada.
Referências:
https://www.milkpoint.com.br/
https://www.cpt.com.br/
Respostas de 2