Utilização de probiótico e prebiótico como alternativa ao uso de antibióticos na avicultura de corte

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.045 outros assinantes
Utilização de probiótico e prebiótico como alternativa ao uso de antibióticos na avicultura de corte
Fonte: nutrinews

Durante anos, os antibióticos foram amplamente utilizados na produção de frangos de corte como promotor de crescimento, proporcionando melhorias no ganho de peso e conversão alimentar, além de redução na mortalidade.

Leia também: Alternativas aos Antibióticos na Produção Animal

No entanto, devido à crescente preocupação com a resistência microbiana e sua possível transferência para os seres humanos (KHAN et al., 2022), tem-se intensificado a busca por alternativas aos antibióticos promotores de crescimento no sistema de produção avícola.

O que são os probióticos e prebióticos?

O uso de probióticos e prebióticos são abordagens nutricionais utilizadas para reduzir doenças entéricas em aves e melhorar sua produtividade, além de prevenir a contaminação da carcaça e fortalecer a imunidade dos frangos (DUNKLEY, 2008). Embora a busca por alternativas a antibióticos tem se intensificado nos últimos anos, esses compostos não são novidade, sendo consumidos há séculos em componentes naturais dos alimentos ou em produtos fermentados como o iogurte.

Nesse contexto, os probióticos e prebióticos têm se destacado como aditivos promissores na indústria avícola, pois ajudam a controlar patógenos, melhorar a saúde das aves e potencializar o desempenho produtivo. Os probióticos são microrganismos vivos fornecidos aos animais (RAMLUCKEN et al., 2020).

Modos de ação

Os principais modos de ação dos probióticos estão relacionados com a produção de ácidos orgânicos e metabólitos antimicrobianos, exclusão competitiva e modulação do sistema imune do hospedeiro (EL-HACK et al., 2020). Os prebióticos são substratos não degradados pelas enzimas intestinais dos animais (FROEBEL, L.K et al.,2019), possuem a capacidade de ativar seletivamente o crescimento da microflora intestinal benéfica.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Esses aditivos alimentares atuam como substratos que estimulam o crescimento das bactérias benéficas, criando efeitos positivos na saúde e desempenho dos animais. Dessa forma, a utilização de probióticos e prebióticos no sistema avícola é uma maneira de superar os desafios causados pela restrição do uso de antibióticos, buscando garantir a sustentabilidade e a segurança da produção avícola.

REFERÊNCIAS

EL-HACK, M. E. A. et al. Probiotics in poultry feed: A comprehensive review. Jornal animal physiology and animal nutrition, p. 1835 – 1850, maio 2020.

FROEBEL, L.K; S. et al. Administration of dietary prebiotics improves growth performance and reduces pathogen colonization in broiler chickens. Poultry Science, v. 98, n. 12, p. 6668–6676, 2019. RAMLUCKEN, U. et al. A novel Bacillus based multi-strain probiotic improves growth performance and intestinal properties of Clostridium perfringens challenged broilers. Poultry Science, v. 99, n. 1, p. 331–341, 2020.

The Use of Probiotics and Prebiotics in Poultry Feeds. Disponível em: thepoultrysite.com/.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »