Como todo negócio, um empreendimento rural, ainda mais um novo requer planejamento para que saia do papel da melhor forma possível, com isso, alguns fatores devem ser levados em consideração no momento da decisão de criar ou não ovinos.
Objetivo da criação
O requisito mais básico a ser cumprido ao iniciar uma criação de ovinos é definir qual será o objetivo da criação, isto é, o futuro ovinocultor deverá decidir se pretende produzir carne, lã, leite ou pele. Vale ressaltar que esta etapa está diretamente relacionada com o mercado consumidor, por isso é muito importante observar e ir em busca de mais informações sobre o mercado a ser explorado, visando demanda, indústria e logística. Além disso, é primordial que durante essa etapa também se deva considerar as condições climáticas do ambiente de criação. A partir dessas questões a escolha da raça pode ser estabelecida, adaptando-se ao propósito de criação e ao ambiente.
Leia também: Flushing na ovinocultura
Quanto à aquisição dos animais, o ideal é que se consiga adquirir animais de boa procedência, oriundos de propriedades que possuam boa genética e/ou que realizam seleção. Animais puros podem tornar o investimento inicial muito alto, com isso pode-se adquirir fêmeas mestiças e dar preferência a um reprodutor puro, para que haja um melhoramento do rebanho. No momento de realizar a compra dos animais a serem adquiridos é favorável ter o suporte de alguém já experiente.
Após ter o objetivo de criação definido e qual a raça de ovinos irá ser explorada, muitos produtores adquirem os animais sem ter estrutura para recebê-los, diante disso é importante saber que antes da chegada dos animais, o produtor deve atentar-se os seguintes fatores:
Alimentação
Um ponto muito importante a ser considerado é a alimentação do rebanho, afinal os ovinos convertem o que consomem (volumosos e concentrados) nos produtos que irão ser explorados pelo homem. Nesse aspecto é importante ressaltar que a alimentação fornecida deve ser de boa qualidade e de acordo com a exigência nutricional dos animais. A constituição de um planejamento forrageiro pode auxiliar muito o ovinocultor.
Água
Como qualquer outro ser vivo, o ovino necessita de água para sobreviver, por isso, é sempre importante disponibilizar água de qualidade e na quantidade adequada. A quantidade de água consumida pelo ovino está diretamente relacionada ao tipo de alimentação e ao estado fisiológico do animal.
Instalações
É importante considerar se há ou não uma infraestrutura disponível no futuro ambiente de criação, pois a construção ou adaptação das instalações dependerá do manejo, do número de animais e do tipo de exploração do rebanho. Rebanhos menores podem ser manejados nas instalações de bovinos, porém nos casos em que a exploração ovina constitui a principal ou até uma boa parte da atividade do estabelecimento, deverá então ser equipada com as instalações adequadas.
Diante disso, é válido destacar que o produtor pode ter acesso a ajuda profissional em todas essas etapas descritas acima, então basta procurar um profissional da sua confiança.
Respostas de 12
Meus parabéns a autora, ficou de fácil entendimento e bem didático. Ótimo trabalho 👏👏👏
Muito obrigada!!
Conteúdo top! 👏🔝
Obrigada!!
Ótimas dicas para os produtores! Show!
Obrigada!!
Ótimas dicas para os produtores. Muito boas as informações!
Obrigada! Muito feliz em ler isso!!
Parabéns!!! Li e entendi sou leiga no assunto mas achei bem didático e de fácil entendimento!!! Obrigado pela contribuição!!!
Obrigada!! Muito feliz com os comentários!