Quando se trabalha com produção animal, especialmente a pecuária, seja ela de corte ou leite, a prática de observar o gado diariamente é mais do que uma rotina – se trata de uma necessidade fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Embora possa parecer uma tarefa simples, nem sempre é aplicada da forma correta, principalmente em propriedades onde se tem um número menor de pessoal para realizar a atividade e quando existem outras atividades urgentes a serem realizadas, deixando esta prática de lado.
Existem muitos benefícios em se dedicar um tempo para monitorar o rebanho diariamente. A seguir, vamos explorar alguns deles:
Leia também: Calendário vacinal de bovinos
Monitoramento da saúde: Prevenção
Quando se faz a inspeção diária é possível identificar sinais precoces de doenças, qualquer desconforto ou condições de saúde adversas, como infecções, problemas digestivos, lesões, infestações de parasitos, entre outros. Possibilitando uma intervenção rápida e tratamento imediato, prevenindo a propagação de doenças, redução da necessidade de tratamentos caros e minimizar as perdas no rebanho.
Bem-estar animal
Garantir que os animais estejam em boas condições é fundamental para o bem-estar deles, assim como a produtividade do rebanho. As inspeções regulares ajudam a verificar se o gado tem acesso adequado a alimentos, água fresca e abrigo, além de garantir que não haja danos de estresse ou desconforto. Uma observação diária ajuda a garantir que todos esses aspectos sejam atendidos de maneira adequada.
Eficiência reprodutiva
Para propriedades que trabalham com reprodução, seja ela na pecuária leiteira ou na pecuária de corte, a gestão reprodutiva é essencial. Ao observar o gado diariamente, é possível identificar sinais de cio, garantindo que as inseminações ou coberturas sejam realizadas no momento ideal do ciclo estral. Através desta prática, é possível maximizar a eficiência reprodutiva e contribui para um planejamento mais preciso e produtivo.
Nutrição e Condição Corporal: Alimentação adequada
A nutrição adequada do rebanho é a base de uma produção de carne e leite de qualidade, onde através da observação diária do gado, é possível ajustar a dieta conforme necessário, garantindo que todos os animais recebam a nutrição correta. Ao monitorar a condição corporal dos animais, também é possível fazer esse ajuste, prevenindo que haja problemas de subnutrição ou obesidade, mantendo o rebanho saudável e produtivo.
Prevenção de fugas e acidentes: segurança sempre
Ao observar o gado, também é possível fazer uma conferida rápida no número de animais e notar se não há falta de algum deles. Animal é curioso, e a inspeção diária das cercas e outras estruturas da propriedade, auxiliam na prevenção de fugas e possíveis acidentes. Animais em falta e que escapam pode causar prejuízos financeiros e acidentes graves. Por isso, manter a integridade de cercas e estruturas é vital para a segurança de todos.
Eficiência produtiva: Maximizando resultados
A junção de bem-estar, nutrição, saúde animal e condições de estrutura, resultam num rebanho saudável e bem cuidado, o que leva a maiores níveis produtivos. Para a pecuária leiteira, esse conjunto traduz em uma maior produção de leite, e para a pecuária de corte, resulta em um melhor ganho de peso e qualidade da carne. Desse modo, a observação diária permite que os animais apresentem melhores condições possíveis de produção e maximizem seu potencial.
Aqui pudemos listar alguns dos benefícios de se observar o gado diariamente, pode parecer uma tarefa simples, mas é uma prática poderosa e que nem sempre é realizada da maneira correta. Em que a mesma impacta diretamente na saúde, bem estar, na sustentabilidade e no sucesso da sua propriedade. O poder da observação é a chave para o sucesso de uma gestão eficiente e eficaz do rebanho.