Conheça o desmame racional e seus benefícios

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
desmama lado a lado

A separação entre uma mãe e seu filho é sempre de extremo estresse, principalmente quando estamos falando de mamíferos. Com os bezerros e vacas não seria diferente.

No Brasil esse manejo de separação para o desmame acontece quando o bezerro está com 7- 8 meses, quando o animal já consegue se alimentar sozinho. Geralmente essa prática ocorre de forma muito abrupta, que gera muito estresse para a mãe e para o filhote.

Leia também: Maneiras de Desmamar Bezerros de Corte

Foi comprovado que alguns comportamentos desses animais após esse método de separação causam consequências negativas que, para fazendas de cria e recria, não são desejados. Dentre eles o baixo desempenho e a redução da imunidade são um dos resultados negativos, deixando os bezerros susceptíveis a doenças.

Essa prática de desmama racional teve como objetivo fazer com que a separação entre mãe e filho fosse menos agressiva, tentando ao máximo minimizar o estresse animal.

Alguns pesquisadores da Universidade da California-Davis concluíram que os bezerros que foram desmamados com o método da desmama lado a lado ganharam 30% mais peso do que os que foram desmamados pelo método tradicional durante as 10 primeiras semanas pós-desmama. A pesquisa também mostrou que esses animais se movimentaram menos e vocalizaram menos neste período.

Pesquisadores da Embrapa concluíram que manter esses animais em pastos adjacentes os acalma, e isso leva ao pastejo mais rapidamente. A menor vocalização nos mostra que ao passar menos tempo “chamando” pela mãe, os bezerros passam esse tempo pastando.

Mas como fazer essa desmama racional? O Professor Mateus Paranhos (coordenador do Grupo ETCO e zootecnista, especialista em comportamento animal, mestre em zootecnia, doutor em psicobiologia e pós-doutor em bem-estar animal, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal) explica como realizar o método ideal.

protocolo desmame racional
Fonte: Mateus Paranhos (https://pt.slideshare.net/BeefPoint/palestra-mateus-paranhos-melhores-prticas-no-bemestar-animal-na-pecuria-brasileira-exemplos-aprendizados-e-pesquisas-recentes)

Em um pasto próximo ao curral, primeiramente deve ser feita a condução das vacas e, em seguida, os bezerros, que ficam em pastos separados, mas frente a frente. A primeira noite os animais ficam agitados, mas a manhã seguinte é mais calma pela diminuição da ansiedade. De acordo com Paranhos, um benefício indireto desta desmama lado a lado é que caso um bezerro vare a cerca atrás da mãe, é fácil de identificar no outro lado da cerca. Caso a desmama seja feita em pastos distantes um do outro, o animal pode acabar se perdendo na fazenda, dificultando a recuperação.

A desmama lado a lado é feita em três dias, o contato visual diminui a interferência do relacionamento da vaca com o bezerro, que ficam mais tranquilos.

Referências:

Desmama lado a lado: professor Mateus Paranhos mostra o passo a passo do manejo

Desmama lado a lado: quais as vantagens?

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »