A separação entre uma mãe e seu filho é sempre de extremo estresse, principalmente quando estamos falando de mamíferos. Com os bezerros e vacas não seria diferente.
No Brasil esse manejo de separação para o desmame acontece quando o bezerro está com 7- 8 meses, quando o animal já consegue se alimentar sozinho. Geralmente essa prática ocorre de forma muito abrupta, que gera muito estresse para a mãe e para o filhote.
Leia também: Maneiras de Desmamar Bezerros de Corte
Foi comprovado que alguns comportamentos desses animais após esse método de separação causam consequências negativas que, para fazendas de cria e recria, não são desejados. Dentre eles o baixo desempenho e a redução da imunidade são um dos resultados negativos, deixando os bezerros susceptíveis a doenças.
Essa prática de desmama racional teve como objetivo fazer com que a separação entre mãe e filho fosse menos agressiva, tentando ao máximo minimizar o estresse animal.
Alguns pesquisadores da Universidade da California-Davis concluíram que os bezerros que foram desmamados com o método da desmama lado a lado ganharam 30% mais peso do que os que foram desmamados pelo método tradicional durante as 10 primeiras semanas pós-desmama. A pesquisa também mostrou que esses animais se movimentaram menos e vocalizaram menos neste período.
Pesquisadores da Embrapa concluíram que manter esses animais em pastos adjacentes os acalma, e isso leva ao pastejo mais rapidamente. A menor vocalização nos mostra que ao passar menos tempo “chamando” pela mãe, os bezerros passam esse tempo pastando.
Mas como fazer essa desmama racional? O Professor Mateus Paranhos (coordenador do Grupo ETCO e zootecnista, especialista em comportamento animal, mestre em zootecnia, doutor em psicobiologia e pós-doutor em bem-estar animal, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal) explica como realizar o método ideal.
Em um pasto próximo ao curral, primeiramente deve ser feita a condução das vacas e, em seguida, os bezerros, que ficam em pastos separados, mas frente a frente. A primeira noite os animais ficam agitados, mas a manhã seguinte é mais calma pela diminuição da ansiedade. De acordo com Paranhos, um benefício indireto desta desmama lado a lado é que caso um bezerro vare a cerca atrás da mãe, é fácil de identificar no outro lado da cerca. Caso a desmama seja feita em pastos distantes um do outro, o animal pode acabar se perdendo na fazenda, dificultando a recuperação.
A desmama lado a lado é feita em três dias, o contato visual diminui a interferência do relacionamento da vaca com o bezerro, que ficam mais tranquilos.
Referências:
Desmama lado a lado: professor Mateus Paranhos mostra o passo a passo do manejo