Protocolo IdBov – Garantia de identificação de bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.052 outros assinantes

Breve histórico

Com a publicação da instrução normativa nº 51, em 8 de outubro de 2018, que promoveu a atualização dos procedimentos do SISBOV e revogou a IN 17 de 2006, estabeleceu-se que a entrada de animais identificados em Estabelecimento Rural Aprovado no SISBOV (ERAS) fosse exclusivamente de outra propriedade também reconhecida como ERAS. Caso contrário, os animais teriam que ser novamente identificados e todo o cronograma reiniciado, o que resultaria na inaptidão desses animais para atender os requisitos da Cota Hilton (sendo um deles: animais brincados até os 10 meses de idade).

Leia também: Você sabe o que é Cota Hilton?


Objetivo IdBov

Entra no processo como meio alternativo aos produtores e ao MAPA, de forma bastante simplificada (e com menos custo), assegurando que as propriedades envolvidas realmente realizaram a identificação dos animais e cumpriram com as normas estabelecidas. Assim, os animais provenientes de propriedades que aderiram ao protocolo poderão manter sua rastreabilidade ao ingressar em propriedades ERAS, garantindo a correta identificação dos animais.

Principal vantagem – Este Protocolo não preconiza a obrigatoriedade de identificação da totalidade do rebanho de bovinos e bubalinos presentes no estabelecimento rural, sendo indispensável, no entanto, que o saldo de animais identificados, apresente compatibilidade com o saldo vigente no cadastro na OESA – Órgão Executor de Sanidade Agropecuária (aqui no MS por exemplo a IAGRO).

Principal desvantagem – O protocolo, até o presente momento, não garante bonificação para a propriedade origem. Ela apenas garante a entrada dos animais em um ERAS regulamentado para que ai sim, este possa pleitear a bonificação.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil


Obrigatoriedade – Que todo o processo passe por avaliação de uma certificadora registrada e qualificada para tal atividade. A qual possui objetivo de avaliar a correspondente conformidade, ofertando informações consistentes que podem embasar a certificação oficial brasileira, contemplando garantias da correta identificação individual dos animais, gerando registros quantitativos e qualitativos de rebanho de caráter auditável.

Gostou a informação? Tem interesse em saber mais? Entre em contato com a gente DÍGITOS CERTIFICADORA

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »