A biotecnologia é uma ferramenta muito utilizada desde a antiguidade, atualmente ela sofreu alguns avanços maiores e mais rápidos por causa da tecnologia associada a ela, isso foi essencial para a ciência e para a humanidade, isso envolve a sua participação na Zootecnia.
Dito isto, a biotecnologia consiste na utilização de um organismo ou sistema biológico, para a produção de um produto ou processo. Alguns exemplos sobre a biotecnologia são: produção de cervejas, penicilina, terapia gênica.
Leia também: Escolha do sêmen para reprodução de bovinos
Na Zootecnia a biotecnologia é muito relevante para o melhoramento genético das espécies, isso auxilia para uma melhor produtividade dos animais, exemplos práticos dessa área são: transferência de embrião e recuperação de gametas, criopreservação, triagem para doenças genéticas, produção de gêmeos, clonagem, animais transgênicos, vacinas.
Aplicações das Tecnologias Biotecnológicas na Zootecnia
- Recuperação de gâmetas e transferência de embrião: é a utilização de uma vagina artificial para fazer a coleta de semen, através do eletroestimulador da próstata e glândulas seminais anexas. Os ovócitos e embriões são armazenados e transferidos por cirurgia não invasiva ou sem cirurgia, dependendo da espécie que será feita o procedimento. A recuperação de gametas acontece através da lavagem do trato reprodutivo, com uma solução de água e sais minerais. A transferência de embriões ocorre com colocação de um ou mais embriões no trato reprodutivo de uma fêmea receptora, retirada de uma fêmea doadora, e geralmente a doadora utiliza hormônio para induzir a superovulação.
- Criopreservação: é uma forma de preservar e aproveitar a total produtividade do sêmen e embriões,ele é realizado por meio do resfriamento até a temperatura do nitrogênio líquido, em um meio de substâncias químicas chamadas de crioprotetores. Isso permite que os embriões e o espermatozóide fiquem milhares de anos suspensos, e quando descongelados e utilizados normalmente.
- Triagem para doenças genéticas: é o exame de células embrionárias para verificar for as caracteristicas genéticas, como por exemplo sexo e outras anomalias cromossomicas.
- Produção de gêmeos: ocorre através de uma microcirurgia que divide os embriões em dois ou quatro grupos de células. Em bovinos, por exemplo, é uma técnica bem simples de ser feita e com bastante eficácia.
- Clonagem: a produção de gêmeos idênticos é uma forma de clonagem, esse procedimento acontece através do núcleo das células adultas ou células embrionárias.
- Animais Transgênicos: são animais que recebem uma injeção de genes para nas células embrionárias no início de seu desenvolvimento, dessa forma ocorre a transferência de genes associado com as características produtivas da espécie animal selecionada e resistência a doenças.
- Vacinas: a vacinação é muito importante em relação a profilaxia dos animais, sendo possível evitar doenças e zoonoses e que doenças transmitidas para o homem.
Benefícios das Biotecnologias na Zootecnia
As biotecnologias associada a Zootecnia, é muito relevante para todos da área, através dela é possível fazer seleções de características zootécnicas dos animais, prevenção de possíveis doenças de cromossomos por exemplo, evitando a morte do animal, aumenta também a produtividade dos rebanhos.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
Um exemplo prático que é muito utilizado atualmente na bovinocultura, é a produção de gêmeos, isso é uma enorme vantagem para o produtor, uma vez que, ele irá produzir dois bezerros a mais em apenas uma gestação, o que levaria a praticamente três anos para que gerasse dois bezerros, isso, considerando o período de intervalo entre uma gestação e outra.