Instalações para ovinos: Facilitando o manejo e gerando o bem-estar aos animais

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.027 outros assinantes

O bom planejamento das instalações dentro da propriedade traz inúmeras vantagens pois perfazem um importante pilar dentro do sistema produtivo. Suas principais funções são: facilitar o manejo, reduzir a mão de obra, realizar o controle de doenças, proteger os animais do frio e dos possíveis predadores, realizar a divisão de piquetes/potreiros e armazenar alimentos, medicamentos e equipamentos.

Leia também: Escrituração Zootécnica na Ovinocultura: Ferramenta de Gestão

Por isso, vou elencar 5 instalações essenciais na ovinocultura:

1) Central de Manejo

É o local onde se localiza a maioria das instalações para realizar os manejos dos animais, normalmente de ordem sanitária e reprodutiva. Constituída normalmente por mangueira, tronco ou brete de contenção e pedilúvio.

Na mangueira consideramos uma média de 0,80 m² por ovelha. O tronco deve apresentar um comprimento de 8 metros, mas esse valor é variável. Quanto a largura do tronco, deve-se prestar bastante atenção, pois deve permitir a passagem de apenas um animal por vez, impedindo-o de se virar. Por isso, deve-se utilizar de 0,85 a 1 m na parte superior e afunilar a largura na base (0,35 m). A altura do brete deve levar em consideração a ergonomia do manejador, mas recomenda-se 0,85 m.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Ainda sobre o tronco, o ideal é que seja construído de maneira unida, isto é, sem frestas, de modo que o ovino só olhe para frente e que não coloque os aprumos em alguma fresta, evitando assim, possíveis fraturas. O piso do brete deve ser de cimento, para funcionar como um pedilúvio e deve existir uma divisão, uma para a área com água (lavagem) e outra com o remédio (tratamento).

É importante destacar que se for possível deve-se ter apartadores ou porteiras de classificação ligadas ao tronco e balança para pesagem dos animais na central de manejo.

2) Sala para medicamentos e equipamentos

É de grande utilidade planejar um local para armazenar os medicamentos e correlatos utilizados na propriedade. O ideal é que esse ambiente fique próximo a central de manejo e deve ser mantido sempre limpo e em ordem. Ainda, é importante que se tenha controle de estoque, atentando-se para a data de validade dos produtos. Nesse ambiente ainda, pode-se ter um espaço organizado para os equipamentos mais utilizados: tesoura para tosquia, alicate ou tesoura para casqueamento, alicate elastrador, anéis de borracha, pistola automática dosadora, tatuadeira, alicate aplicador de brinco, brincos de identificação, entre outros.

3) Cercas

As cercas possuem grande importância em qualquer criação, pois cercam os piquetes em que os animais estão, assim como os limites da propriedade. Por isso, podemos dizer que a cerca é o cofre do criador.

Existem diversos tipos de cercas, mas a duração de uma cerca depende diretamente da qualidade do material utilizado. Para ovinos, o número de fios usados é superior ao empregado para bovinos, podendo variar entre 6 e 8, e a altura de 0,85 a 1,40 m.

O arame comumente usado é o liso, a fim de evitar que os velos dos animais sejam danificados. Os ovinos tendem a passar por baixo das cercas, por isso é importante ter cuidado com o primeiro fio da cerca (o inferior), para que este fique à altura de 10 cm do solo. A não utilização de tramas e balancins entre os mourões, acarretam no afrouxamento e consequentemente as ovelhas passam por baixo.

Instalações para ovinos: Facilitando o manejo e gerando o bem-estar aos animais
Exemplo de cerca para ovinos – Fonte: Guia prático do Ovinocultor

4) Piquete maternidade

Tem como objetivo facilitar os manejos ao parto e pós-parto, o que leva a redução da mortalidade de cordeiros. O ideal é que o piquete maternidade localize-se perto da sede da propriedade, para que torne possível a execução de rondas diárias, com o intuito de acompanhar os partos e realizar os cuidados com os cordeiros recém-nascidos. Por isso, deve ter acesso fácil e boa visualização.

Instalações para ovinos: Facilitando o manejo e gerando o bem-estar aos animais
Fonte: Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção de Ovinocultura do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete

A utilização de abrigos artificiais ou de quebra ventos nesse piquete pode auxiliar as matrizes no momento do parto, a fim de proteger a cria. Além disso, no piquete maternidade torna-se interessante utilizar cercas teladas no entorno para evitar a entrada de possíveis predadores.

Instalações para ovinos: Facilitando o manejo e gerando o bem-estar aos animais
Fonte: Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção de Ovinocultura do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete

5) Aprisco

Essa instalação caracteriza-se por um tipo de galpão, que, na maioria das vezes, é construído erguido do chão, tendo seu piso ripado para facilitar a limpeza e evitar que os animais tenham maior contato com a urina e fezes, proporcionando um local mais limpo e de melhor qualidade sanitária. O aprisco pode ser utilizado quando pretende-se confinar animais para terminação, manutenção de reprodutores e matrizes em propriedades que trabalham com sistema de comercialização de material genético, manter animais em quarentena, entre outras finalidades.

Instalações para ovinos: Facilitando o manejo e gerando o bem-estar aos animais
Fonte: Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção de Ovinocultura do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »