Os ovinos chegaram na minha propriedade, e agora? Quarentena!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.022 outros assinantes

Compreendendo a necessidade dos produtores que irão iniciar na ovinocultura em obter um planejamento bem constituído, sendo que estes já avaliaram quais são os fatores que devem levar em consideração ao decidir iniciar uma criação de ovinos, torna-se de grande importância esclarecer que após a aquisição dos animais, o próximo passo a ser concluído dentro da propriedade é a quarentena.

Os ovinos chegaram na minha propriedade, e agora? Quarentena!

Quarentena

O primeiro passo recomendado a ser cumprido pelos produtores após a chegada dos animais, seria manter todos os ovinos recém adquiridos em uma área onde exista uma boa oferta de alimentação e água para que ocorra a observação desses animais. Esse período que denominamos quarentena, tem como objetivo observar os animais adquiridos recentemente, por um período de 30 a 60 dias. Sendo que, essa medida deve ser aplicada pelo produtor, a fim de evitar o aparecimento de alguma doença na propriedade que possa vir a se manifestar nesses animais e também dar condições ao produtor de realizar o manejo sanitário mais adequado a sua realidade. 

Leia também: Quais fatores devo levar em consideração ao decidir iniciar uma criação de ovinos?

Por exemplo, o produtor pode aproveitar esse momento para realizar a vacinação contra clostridioses, visto que são responsáveis por diversas doenças causadas pelo agente Clostridium spp, que está associado a morte súbita e tetanias em animais de todas as idades.

Além disso, pode-se realizar nos machos inteiros, o exame andrológico, o ideal é que se compre um reprodutor que já possua o exame andrológico em dia, porém se esse não for o caso, o ovinocultor deve chamar um médico veterinário da sua confiança para que realize o exame. O exame andrológico tem como objetivo avaliar a capacidade reprodutiva dos machos inteiros, sendo realizado através de uma avaliação clínica do animal e posteriormente um exame de fertilidade, mediante coleta de sêmen. Durante a avaliação clínica do animal, torna-se imprescindível que o profissional avalie com atenção, se há inflamação do epidídimo e/ou testículo, pois este é um dos principais sinais clínicos da Brucelose Ovina, enfermidade essa também conhecida como epididimite ovina e causada pela Brucella ovis.

Ademais, a vermifugação desses animais deve ser efetuada nesse período, em conjunto é importante que se faça exame das fezes, através da técnica de OPG (ovos por grama de fezes), por exemplo, e os testes de eficácia dos vermífugos. Afinal, uma das maiores adversidades a ser enfrentada pela ovinocultura hoje em dia, é a utilização indiscriminada de vermífugos, o que acarreta na resistência parasitária a diferentes princípios ativos. 

5 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »