Brumadinho – MG foi palco de uma das maiores tragédias no Brasil, e graças a inúmeros heróis de quatro patas, muitos foram salvos, e outros puderam dar um enterro digno aos familiares. Os serviços dos cães são essenciais para a sociedade, desempenhando papéis vitais em diversas áreas, como policiamento, busca e resgate, detecção de drogas e explosivos, além de auxílio a pessoas com deficiência. Fique com 3 heróis dos milhares que atuam pelo Brasil.
Thayron
Thayron, um cão da raça labrador, atuou em importantes operações de resgate em difíceis tragédias pelo Brasil. Ele participou de buscas na tragédia de Brumadinho – MG, nas fortes inundações em Petrópolis – RJ e em recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Ele era certificado nacionalmente, sendo o único cão brasileiro a possuir todas as certificações das provas oferecidas pelo Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), sendo as seguintes modalidades da certificação: Odor específico, vento vivo, vento com resíduos biológicos de humanos, RM subaquático, vento vivo urbano e Vento com resíduos biológicos humanos.
Infelizmente, Thayron veio a falecer em 23 de setembro de 2023 após ser atropelado durante uma de suas missões no Rio Grande do Sul.
Thor
Thor era da raça Border Collie e membro da equipe de busca, resgate e salvamento com cães do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – MG. Ficou conhecido graças à sua extraordinária atuação no desastre de Brumadinho. Segundo colegas de corporação e especialistas, Thor era um dos melhores cães do Brasil no quesito localização. Ele faleceu em decorrência de uma pancreatite em 26 de outubro de 2019.
Leia também: 5 características da raça canina dálmata
“Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”, diz a nota de pesar dos Bombeiros. Seu falecimento apareceu em inúmeros jornais da grande mídia. Houve outro Thor tão importante quanto; no entanto, esse era colega do Cão Zeca.
Zeca
Nosso último herói, Zeca, é mais um labrador. Assim como os demais, Zeca ganhou notoriedade ao ser escalado para atuar nas buscas também em Brumadinho. Zeca pertencia ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O labrador chegou à equipe ainda filhote, com cerca de três meses de vida. Além desse desafio, o currículo do cão conta com outros resgates relevantes, como as buscas por quatro adolescentes levados por uma tromba d’água num córrego entre Samambaia e Ceilândia, o desmoronamento de um prédio na Colônia Agrícola Vicente Pires e o naufrágio de uma lancha no Lago Paranoá. Fora do Distrito Federal, auxiliou o trabalho dos socorristas após o deslizamento de terra em Teresópolis (RJ), em 2011, e participou de diversas operações em Minas Gerais e em Goiás.
Até onde se sabe, Zeca está curtindo sua aposentadoria após sofrer bastante com os resíduos metálicos dos rejeitos de Brumadinho.
Somos parte do Zootecnia Brasil!
As equipes de resgate contaram com um grande efetivo de cães de busca. Todos eles merecerem todo o reconhecimento do mundo. Todos eles foram cruciais. Fica nosso agradecimento a todos esses animais que atuam em prol da sociedade.
Respostas de 2