O Creep Feeding é um sistema que visa potencializar o consumo e ganho de peso, sendo assim, ele consiste no uso de um cocho privativo do qual possibilita que o animal tenha fácil acesso, ainda assim, ele comumente é utilizado na bovinocultura, ovinocultura e até mesmo na suinocultura.
Agora, falando especificamente da introdução do Creep na criação de suínos, ela é introduzida quando os leitões ainda estão na maternidade, desta forma são fornecidos alimentos sólidos que permitem que estes possuam um crescimento mais rápido e eficiente, além disso, sua aplicação é importante, pois possibilita que o animal tenha um melhor desenvolvimento do sistema digestivo sendo muito útil para a transição da maternidade para a fase de creche.
Leia também: Sistema de produção de suínos: Wean-to-finish (WF)
A introdução de alimentos sólidos na maternidade além de facilitar a adaptação do animal, minimiza o estresse no pós-desmame, assim como também a perda de peso e o surgimento de prováveis diarreias. Desta forma, a ração fornecida aos leitões neste sistema, deve ter uma boa palatabilidade, para que facilite a ingestão do alimento pelo animal, ainda assim, deve possuir uma boa qualidade, digestibilidade dentre outros fatores.
Nesse ínterim, as dietas são fornecidas na maternidade, onde as mães não possuem acesso, ainda mais, pode ser fornecida em diversos tipos de cochos e é introduzida a partir de duas semanas antes do desmame, pois assim poderão ter um maior ganho. É importante mencionar que essa prática também pode ser benéfica para as mães, visto que, elas, também terão menores índices de estresse, diminuindo assim o intervalo de desmame e estro.
Fatores que influenciam o consumo de alimento provenientes do Creep Feeding
O consumo de sólidos no período de transição, maternidade-creche, pode ser influenciado por determinados fatores, como por exemplo, a temperatura, o tamanho dos pellets, o peso dos leitões e a posição que eles se localizam no sistema mamário, desta forma, os lactentes menores e os que ficam com mamas menos produtivas possuem uma maior tendência de aproveitamento do sistema. Em síntese, inúmeros fatores podem influenciar positivamente ou não na ingestão de alimentos sólidos neste período de transição.
Nessa perspectiva, a dieta sólida pode ser composta por fontes que possuem baixos teores de lactose, de gorduras e com altos níveis de proteínas e carboidratos, pois terão um melhor aproveitamento de energia disponível para crescimento e ganho muscular, visto que, no decorrer da vida, eles têm diferentes necessidades e aproveitamento dos nutrientes. São exemplos, de boas fontes, o leite em pó, resíduos de bolacha, ácidos orgânicos, pois além de possuírem uma alta digestibilidade, eles induzem ao um maior consumo pelos leitões, pois são muito palatáveis.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
Enfim, a introdução de leitões no sistema de creep é importante para se obter leitegadas mais uniformes, pois além de suprir quantidades insuficientes de leite, ele propicia que o animal tenha um maior crescimento e melhor adaptação à nova fase, minimizando assim problemas digestivos e estresse no pós desmame.
Referências:
OLVERA VEGA, E.; CASTAÑON, E.; PATIÑO, G. Importância de alimentar o leitão sob a mãe -Creep Feeding. [s.l: s.n.].
NANNINI, G. Creep Feeding: estratégia impacta o crescimento e desenvolvimento dos leitões.
SUÍNOS ARTIGO TÉCNICO CREEP FEEDING -UMA PRÁTICA PROMISSORA PARA A NOVA REALIDADE NA SUINOCULTURA POR DRA. NATÁLIA YOKO SITANAKA GERENTE TÉCNICA DE FORMULAÇÃO E NUTRIÇÃO. [s.l: s.n.].
Creep feeding e dias de lactação.
Alimentação de leitões lactentes.