
A beleza dos pássaros encanta a qualquer um que os observa. O Brasil possui uma grande diversidade de aves em seu território possibilitando uma infinidade de espécies que se adaptam às criações nas regiões do país. A criação de aves é regulamentada em todo o território nacional pelo IBAMA e CONAMA, desde que se cumpra as portarias referentes a cada estado. A criação de animais silvestres no Brasil remonta aos tempos da colonização, sabe-se que desde aquela época os índios apresentavam grande admiração pela beleza de algumas aves como papagaios e araras.

Para adquirir aves de criadores, é necessário que se tenha licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), órgão presente em cada Estado brasileiro vinculado ao Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass) do Ibama, ou com autorização do uso de nota fiscal com dados do pássaro e número de registro do estabelecimento. As espécies de pássaros mais criadas em cativeiro no Brasil são: principalmente passarinhos e aves canoras, seguido por papagaios, cacatuas, calopsitas e periquitos.

Em Santa Catarina, na capital Florianópolis, existe o Curiódromo, uma arena destinada principalmente para abrigar competições de canto de Curió, um passarinho muito criado em cativeiro no município, ‘O canto Florianópolis é mavioso, melodioso, agradável ao ouvido’, diz o ornitólogo Aloísio Pacini Tostes, um dos maiores especialistas em pássaros no país e presidente da Cobrap – Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (Fonte: Globo Rural).

Bom, mas onde o Zootecnista atuaria nesse mercado?
Certamente com a nutrição desses animais, pois animais sadios apresentam melhor desempenho. Com o bem-estar, visto que necessitam de extremos cuidados com seu habitat, as gaiolas devem comportar o animal, deve haver enriquecimento nesses ambientes, como poleiros, brinquedos e etc. Pode atuar no melhoramento genético em centros de criação. E, principalmente, em fábricas de rações com formulações que atendam as exigências de cada espécie.
Infelizmente, ainda se necessita de muitos estudos na área. Existem diversos criatórios no Brasil, havendo também muitas áreas de atuação para o Zootecnista, é necessário que se tenha incentivo nos cursos de graduação buscando principalmente as necessidades da região. Entretanto, um dos grandes entraves na criação é o contrabando de animais, capturados e vendidos sem nenhuma legislação vigente. Muitos desses animais não chegam ao seu destino. Portanto, é de extrema importância que se conheça a origem dos animais e seja atendido todas as exigências da espécie a fim de obter o sucesso no criatório.
Referências:
https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2015/01/como-criar-curio.html
https://www.fob.org.br/
https://www.sebrae.com.br/
https://www.petlove.com.br/
https://brasilescola.uol.com.br/
http://revistagloborural.globo.com
Uma resposta
Parabéns pelo conteúdo pessoal!
Se puder, gostaria apenas de acrescentar que pra adquirir uma ave não é necessário registro nem cadastro do comprador, isso é necessário apenas para espécies anilhadas do tipo FOB, geralmente pássaros canoras, para as demais aves basta adquirir em criadouro licenciado e autorizado. Sempre exigindo a Nota Fiscal e certificando de origem do animal.