O Gigante de Flandres, também conhecido como gigante Flemish, é originário da Bélgica. O primeiro espécime data provavelmente do século XVI, já aparecendo em documentos encontrados neste período. Portanto, esta é considerada uma das raças atuais mais antigas de coelhos, participando inclusive da formação da maioria das raças modernas. Se diferencia das demais por seu porte físico e também pelo seu comportamento, costumando ser bastante calmos e dóceis se houver interação constante, sendo considerado um ótimo animal de companhia.
Costumam pesar entre 6,0 e 10,0kg em média, podem chegar a medir 1 metro de comprimento e são encontrados com pelagens nas colorações branca, preta, cinza (tons claros e escuros), azul e marrom. Em relação as temperaturas, esses costumam suportar bem o frio, mas não suportam calor excessivo.
Um animal deste porte necessita ser instalado em uma gaiola de, no mínimo, 120x60x50cm, e na gaiola das fêmeas, o ninho deve ser instalado pela parte de fora para que a matriz fique bem acomodada com seus filhotes. Por causa de seu peso, é importante que a gaiola possua em sua base, um apoio de patas ou que seja feita de um material mais resistente, como a madeira, por exemplo, para evitar calos nas patas do animal.
Sua reprodução pode ser iniciada a partir dos 8 meses de idade, se a fêmea tiver pesando no mínimo 6,0kg ou após os 10 meses de idade. Porém, por serem menos rústicos quando comparados com as demais raças e mais susceptíveis a doenças, são muito procurados por cunicultores para a produção de carne e são cruzados com raças como Nova Zelândia e Califórnia, resultando em uma raça de gigante muito produtiva com descendentes de ótimo peso e tamanho.
Referências:
https://www.peritoanimal.com.br/
http://www.coelhos.com.br/
Respostas de 3
Olá muito bom dia! Estou grato por receber os emails informativos,que dure para sempre esse canal de informações que tanto bem nós faz,seja em aprimoramento de conhecimentos e técnicas,como também Financeiro. Desde já grato pela cordial atenção.
Olá Jose Dos Anjos! Fico feliz que goste tanto do conteúdo que disponibilizados, e tenha certeza que buscamos sempre o crescimento do blog. Obrigada por nos acompanhar!
bom dia, muito boas as suas colocações sobre a criação de coelhos, a cada dia a gente esta aprendemdo mais.