Beber água é algo tão normal, que nunca paramos para analisar a complexibilidade de realizar essa atividade. Certamente você já deve ter observado um cachorro bebendo água e reparou no formato de “concha” que sua língua faz para tomar a água. Isso ocorre devido uma estrutura anatômica situada na região ventral da língua (embaixo). Essa estrutura, denominada Lissa Sublingual, já foi muito confundida como verme por pessoas ignorantes, levando alguns cachorros a óbito.
A Lissa é um cordão fibroso, com uma função essencial, a de permitir que a língua fique em formato de concha e de possibilitar a ingestão de água e alimentos. Sem a Lissa, os nossos cães não conseguem beber e comer devidamente! Por isso, muitos cachorros morreram após realizarem uma cirurgia fazendo a remoção desse “verme” e não conseguiram mais se alimentar e nem se hidratar de forma devida.
O ato de beber água apresenta diferenças em diversas espécies, a língua e os músculos atuam no mecanismo da ingestão de água e esse processo apresenta uma particularidade em cada tipo de animal.
Estruturas anatômicas para a realização da ingestão de água nos cães:
- Músculo genioglosso possui a função de fazer o abaixamento da língua;
- Músculo estiloglosso faz a lateralização da língua movimentando-a de um lado a outro;
- Músculo Hioglosso faz a tração da língua em direção à faringe;
- Lissa lingual: cordão fibroso presente embaixo da língua do cão que promove a capacidade de fazer a língua ficar em um formato de concha;
Para mais conteúdos acerca de comportamento animal, psicologia canina e adestramento, me siga no Instagram:
https://www.instagram.com/luaninh4/
Respostas de 2
Por favor pode me orientar ,tenho uma cachorra poodle esta com 16 anos,e tenho observado quando ela vai tomar água ela faz o movimento com a língua, mas não esta conseguindo beber, passei a dar água na seringa, toda vez,depois que vejo ela no bebedouro, você sabe me orientar porque isso acontece, e se estou certa de dar a água na seringa? E qual melhor maneira de fazer isso?